Relat Rio Fqe 1

637 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

PRÁTICA 1 – DENSIDADE DOS GASES

Relatório referente à prática realizada no dia 06 de Março de 2015, da disciplina CQ 050 Físico-Química Experimental 1, turma EQB, bancada 3, ministrada pela profª Regina Maria Queiroz de Mello

Adrielli Alves
Evelyn Albini
Izabella de Souza Lorenzon
Regina Araújo
Taphine Kathleen

CURITIBA
2015
INTRODUÇÃO

O estado de um gás puro é especificado por seu volume (V), sua quantidade de matéria (n), sua pressão (P) e sua temperatura (T), através da equação do gás ideal:
PV=nRT (1)
Onde R é a constante e possui valor de 8,314 J.mol ֿ¹.Kֿ¹. Rearranjando a equação 1, podemos obter uma nova fórmula que dará o valor da densidade (ρ) desse gás: Substituindo n pela massa da amostra (m) dividida pela massa molar do gás (M), obtemos:
PV=(m/M)RT
P=(m/VM)RT
(m/V)=(PM/RT)
Como ρ=m/V, finalmente temos que: ρ=(PM/RT) (2) A densidade de um gás corresponde à quantidade de partículas que ocupa um certo volume. Por meio da equação 2, observamos que é diretamente proporcional à pressão e à massa molar do gás, enquanto é inversamente proporcional à temperatura.

OBJETIVO

O objetivo deste experimento é calcular a densidade do gás hidrogênio (H2), através da fórmula a seguir, e comparar o resultado com a densidade obtida pela equação 2. ρ = (mi – mf)/V (3)
Onde:
mi = massa inicial da amostra; mf = massa final da amostra;
V = volume da amostra.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Colocamos 25 mL de solução de HCl num tubo de ensaio e pesamos. Em seguida, separamos 135 mg de Magnésio. Enchemos uma proveta com 100 mL de água e montamos a aparelhagem conforme a figura 1. Ligamos a mangueira ao tubo de ensaio e à proveta e então adicionamos o magnésio à solução de HCl, tampando a rolha o mais rápido que conseguimos. Igualamos o nível de água na proveta com o nível de água na cuba, lemos o volume de gás recolhido, e por

Relacionados