PLANEJAMENTOESTRATGICO08042015 20150410100432

1052 palavras 5 páginas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Planejamento estratégico envolve a tomada de decisões sobre objetivos e estratégias de longo prazo, estabelecendo os resultados que a organização deseja alcançar e dizendo como ela vai fazer para alcançá-los.
O Planejamento estratégico é muito decisivo na vida da Organização e diz respeito a ela como um todo. Na hora de fazer esse planejamento, é importante contar não só com a diretoria, mas com outras pessoas-chave da organização.
Nesse nível o planejamento normalmente é elaborado para um período de três a cinco anos, sendo revisto e atualizado ao final de cada um deles. Para isso envolve a tomada de decisões sobre objetivos e estratégias de longo prazo, estabelecendo os resultados para alcança-los.
Assim, o planejamento estratégico é elaborado de modo a responder às seguintes questões:
Qual é o negócio da organização?
Onde a organização quer estar no futuro?
O que a organização vai fazer para atingir o futuro que deseja para si?
As pessoas normalmente criam um alvo, uma meta, um objetivo definido na vida. As organizações também possuem uma finalidade, uma razão de existir. Ou seja, uma forma de responder para que existem, e para isso a sua Administração usa o termo “MISSÃO” para falar da sua razão de existir.
Exemplifiquemos:
Pense no restaurante de uma cidade pequena para entender o conceito de missão. Como você definiria a missão do restaurante?
1 – poderia-se dizer que a missão de seu negócio é “oferecer refeições para as pessoas do bairro e adjacências”.
De certa forma, esse modo de descrever a missão define o negócio, pois um restaurante tem a função de oferecer refeições. No entanto, é preciso muito mais do que isso, pois eles esquecem que as pessoas não vão a um restaurante só para se alimentar: elas procuram diversão, entretenimento, encontro com amigos.
2 – agora, imagine que a missão fosse “ser o local dos principais acontecimentos culturais e de entretenimento da cidade”. essa missão é muito ampla e muito vaga, afinal,

Relacionados