Relat Rio Ensaio Na P Rola De B Rax

945 palavras 4 páginas
1.INTRODUÇÃO

Análise qualitativa é a área de química analítica que se preocupa com a identificação da composição de uma amostra, que pode ser de natureza mineral, vegetal ou animal. O procedimento para a identificação de uma substância química consiste em provocar, na mesma, uma variação em suas propriedades, que possa ser facilmente observada e que corresponda com a constituição desta substância. O agente que promove a variação chama-se reagente, pois reage quimicamente com o produto que se deseja reconhecer. Pode-se trabalhar com o reagente dissolvido ou não em solução, logo existem dois tipos de ensaios: reações por via seca e reações por via úmida ( FERNANDES, A., 2015).
A análise qualitativa pode ser conduzida em várias escalas. Em macro análise, a quantidade de substâncias empregada é de 0,5- 1g e o volume de solução tomado para análise é cerca de 20 mL. Na chamada semi microanálise, a quantidade usada para análise é reduzida por fator de 0,1- 0,05, isto é, para cerca de 0,05g e o volume de solução para cerca de 1 mL. Para microanálise o fator é da ordem de 0,01 ou menos. A maioria das reações por via seca pode ser usada com pequenas modificações para a semimicroanálise (FADIGAS, J., 2015).
Os ensaios por via seca ocorrem sem dissolver a amostra (aquecimento, ensaios de maçarico de sopro, ensaios da chama, ensaios espectroscópicos, ensaios da pérola de bórax, ensaios da pérola de fosfatos e ensaios da pérola carbonato de sódio). Estes ensaios podem ser realizados em tubos fechados numa das extremidades (contendo ou não reagente) e em tubos abertos nas duas extremidades. O aquecimento da amostra (com ou sem reagente) presente em ambos pode ocorrer uma sublimação ou o material pode fundir-se ou decompor-se, acompanhado de modificação na cor, ou desprender um gás que pode ser reconhecido por certas propriedades características: formação de gases ou vapores incolores, formação de gases ou vapores coloridos e etc (ASSIS, 2011).
No ensaio da pérola de bórax, a

Relacionados