Relat Rio DETERMINA O DO TEOR DE H3PO4 NO CIDO FOSF RICO COMERCIAL

1616 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

EXPERIMENTO 07: DETERMINAÇÃO DO TEOR DE H3PO4 NO ÁCIDO FOSFÓRICO COMERCIAL

Diamantina
2015
INTRODUÇÃO
Os ácidos polipróticos contêm mais de um átomo de hidrogênio substituível por molécula. Quando se titula um ácido poliprótico (ex: ácido oxálico) surgem as seguintes perguntas:
-Será possível titular apenas um, ou os dois átomos de hidrogênio substituíveis?
-No caso de ser possível titular ambos os átomos de hidrogênio substituíveis por molécula, será possível titulá-los separadamente?
-Em cada caso, que indicador deverá ser empregado?
Estas perguntas podem ser respondidas mediante observação das curvas de titulação destes ácidos. De modo geral, para que se possa titular o primeiro hidrogênio ionizável separadamente do segundo, a relação Ka1/Ka2 deve situar-se, pelo menos, ao redor de 104.
O ácido fosfórico é um ácido poliprótico que possui três etapas de dissociação,
H3PO4  H+ + H2PO4- Ka1 = 7,52 x 10-3
H2PO4-  H+ + HPO42- Ka2 = 6,23 x 10-8
HPO42-  H+ + PO43- Ka3 = 4,80 x10-13 as quais proporcionam, teoricamente, três pontos de equivalência para este sistema químico. O primeiro é verificado em pH = 4,67; o segundo em pH 9,45 e o terceiro em pH = 11,85.
A mudança de pH na região do primeiro ponto de equivalência não é muito pronunciada. Usando-se alaranjado de metila ou verde de bromocresol como indicador, é necessário que uma determinação paralela com fosfato diácido de potássio seja feita, de modo a ser possível uma comparação de cor para observação do ponto de viragem do indicador.
Em pH ao redor de 9,6 ocorre o segundo ponto de equivalência do sistema. Nesta região de pH pode-se empregar fenolftaleína ou azul de timol como indicador. A transição de cor destes indicadores, no entanto, ocorre antes do ponto desejado se não for adicionado ao meio uma solução saturada de NaCl, a qual,

Relacionados