Relat Rio Determina O Do Colesterol Total E Fra Es

1227 palavras 5 páginas
Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN
Bacharelado em Farmácia
Disciplina: Bioquímica Clínica
Professora: Helenicy

Relatório da aula prática Determinação do Colesterol Total e Frações

EQUIPE
Ana Júlia Mariano Rocha Reinaldo
Caroliny Ribeiro de Melo Nunes
Rayssa Yole Duarte Gonçalves

Juazeiro do Norte – Ceará
Março de 2015 1. INTRODUÇÃO
As duas principais gorduras presentes no sangue são o colesterol e os triglicerídeos. O colesterol é transportado no sangue por meio de lipoproteínas. Entre elas estão: a lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL), a lipoproteína de baixa densidade (LDL), e a lipoproteína de alta densidade (HDL). Os triglicérides são formados pela esterificação do glicerol com três ácidos graxos, constituindo-se em uma das gorduras de interesse na avaliação do metabolismo lipídico. (GRIGOLETTO, 2007)
O colesterol é um esterol encontrado em todos os tecidos animais que possui importantes funções fisiológicas, incluindo a síntese de ácidos biliares, hormônios esteróides e membranas celulares. O fato de níveis elevados dessa substância estarem implicados em processos ateroscleróticos faz dela um dos parâmetros mais freqüentemente dosados no laboratório clínico. O colesterol está aumentado na hipercolesterolemia primária e também secundariamente em síndrome nefrótica, hipotiroidismo, diabetes mellitus, cirrose biliar primária e hipoalbuminemia. Já níveis baixos podem ser vistos na desnutrição e no hipertiroidismo (AMARAL, 2013).
O HDL-colesterol é tido como protetor de desenvolvimento de aterosclerose; já o LDL-colesterol está diretamente implicado no desenvolvimento das lesões. Assim, níveis elevados de HDL-colesterol são benéficos e desejáveis. Valores baixos são encontrados em indivíduos obesos, sedentários, fumantes e diabéticos. Vale lembrar que o exercício físico pode aumentar essa fração do colesterol (AMARAL, 2013).
A quantidade e a natureza da gordura ingerida

Relacionados

  • Bioestatística
    32128 palavras | 129 páginas
  • Noção de Estatística
    33111 palavras | 133 páginas
  • Apostila de probabilidade e estatistica
    29992 palavras | 120 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas