494363143 P1 Antropologia 1

565 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA Instituto de Comunicação e Artes Curso de Cinema e Audiovisual Disciplina: Antropologia Aluno:Thiago Ferreira Lima

Trabalho De Antropologia

1. “Você tem cultura?” de Roberto da Matta

O autor afirma que todas as formas culturais de uma sociedade são equivalentes. Comente a afirmação e dê exemplos em sua resposta.

“A definição em um sentido mais amplo de cultura representa o modo de agir, de pensar e ver o mundo de um determinado grupo, sociedade ou até mesmo de uma nação, ou seja, a cultura impõe regras, posiciona limites e serve como exemplo de comportamentos. Portanto não há como medir o grau de importância de uma determinada cultura, muito menos compará-la à outra. Um exemplo disso é a música erudita com o funk, a musica erudita a olho popular é considerada o ápice de cultura em um gênero musical, enquanto o Funk carioca é altamente subestimado e criticado, muitas vezes considerado como um gênero sem cultura, porém algumas características que denigre a imagem deste gênero como as letras repletas de violência e palavras de baixo calão ou até mesmo a origem mais pobre, muitas vezes das favelas são paradoxalmente características de sua cultura.”

2. “Cultura: um conceito antropológico” de Roque de Barros Laraia

A cultura é um processo dinâmico e existem dois tipos de mudanças culturais. Comente a afirmativa, cite cada um dos tipos de mudança e exemplifique cada uma.

“A cultura faz parte da sociedade, e a sociedade evolui, portanto a cultura necessita evoluir junto, o que a faz dinâmica, essa adaptação de novos conceitos e agregação de novas características não deixa que a cultura pare e que fiquemos presos à ela. Se a cultura não fosse dinâmica ainda estaríamos indo a praia com vestimentas antiquadas onde o corpo não se expõe.
E a cultura pode mudar de duas formas, uma que é interna, que é uma evolução própria por motivos diversos, como o carnaval que começou com festas populares e bailes de

Relacionados