Relat rio de Qu mica Pr tica coloide

856 palavras 4 páginas
Faculdade Araguaia
Curso: Engenharia Ambiental Período: 1º Turma: B
Disciplina: Química Ambiental experimental (Prática)
Mestra: Aysha Jussara L. Carrim

Relatório – Aula Coloide

Nomes dos Acadêmicos: Marcelo Vaz Vieira
Marília Alves Martins
Willder Jose Bueno
Zildete de Lima Dias

Goiânia, 24 de novembro de 2013.

Introdução Teórica Relatório elaborado a partir da aula prática da disciplina Química Ambiental Experimental do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Araguaia 1º período, turma B, sob orientação da Professora Aysha Jussara L. Carrim.
Coloide

O nome coloide vem do grego “kolas” que significa “cola” e foi criado pelo químico escocês Thomas Graham. São partículas sólidas totais de um dado sistema ou mistura que pode conter sólido sedimentáveis, sólidos em suspensão ou dissolvidas. Tais partículas recebem o nome de partículas coloidais. Devido ao seu tamanho, as partículas coloidais são capazes de perpassar por um filtro, mas não por uma membrana semipermeável. A fração coloidal é o agrupamento das partículas de argila e de húmus do solo.

Floculação

A floculação é aglutinação de partículas formadas na coagulação que, por estarem em dimensões reduzidas e baixa densidade tem dificuldades para sedimentar, podendo ser por agitação mecânica, arrefecimento, evaporação ou por adição de eletrólitos de massa molecular elevada, que facilitam a união entre as partículas coaguladas, originando outras de maiores dimensões e mais de fáceis de separar da massa liquida por gravidade.

Objetivos Esse documento apresenta definições teóricas sobre coloide, que foram necessários para aplicar o método de identificação de uma solução coloidal em laboratório, através dos materiais adequados, e gerar discussões e analises sobre o assunto a fim de capacitar os discentes do curso de Engenharia Ambiental.
Materiais e Métodos Nesse experimento foram usados os seguintes materiais:
Copos de Béquer;
Bastões de vidro;
Suporte universal (completo);
Funil de vidro;

Relacionados