Relat rio de Qu mica 24 03 2015

2066 palavras 9 páginas
Introdução:
Podemos observar que algumas reações químicas acontecem com mais rapidez e outras mais lentamente. Nem toda reação química acontece no mesmo tempo. Umas demoram horas, dias, anos. Outras levam uma fração de segundo para ocorrer.
As reações químicas ocorrem em velocidades diferentes, como por exemplo o processo de digestão dos alimentos que leva algumas horas e uma explosão que é instantânea.
As vezes é importante controlar estas reações, tornando-as mais rápidas ou mais lentas. A cinética química é uma área da Química que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que alteram esta velocidade.
Durante uma reação química, a concentração dos reagentes (B) vai diminuindo, enquanto a concentração dos produtos vai aumentando (A).

A concentração dos reagentes pode ou não chegar a zero. Se a concentração dos reagentes for diminuindo, a velocidade da reação também vai diminuindo. Quando terminar a reação, a velocidade será zero.

Para que uma reação química ocorra é necessário que haja contato e afinidade química entre os reagentes. Uma das condições mais importantes para a ocorrência de uma reação química é a energia de ativação e as colisões entre as moléculas dos reagentes.
A energia de ativação a energia mínima que os reagentes precisam para que inicie a reação química. Esta energia mínima é necessária para a formação do complexo ativado. Quanto maior a energia de ativação mais lenta é a reação porque aumenta a

dificuldade para que o processo ocorra. Quanto menor a energia de ativação menor a
“barreira” de energia, mais colisões efetivas e portanto uma reação mais rápida.
MAIOR EAT → MAIS LENTA A REAÇÃO
MENOR EAT → MENOR BARREIRA DE
FAVORÁVEIS → REAÇÃO MAIS RÁPIDA

ENERGIA



MAIOR



DE

COLISÕES

As colisões entre as moléculas dos reagentes ocorrem, pois os átomos dessas moléculas estão sempre em movimento gerando esses choques. Parte destas colisões aumentam a velocidade da reação química. Quanto mais choques com energia e
geometria

Relacionados

  • coletor solar de baixo custo
    13922 palavras | 56 páginas
  • IAVE F Sica E Qu Mica A 10
    115613 palavras | 463 páginas
  • Relat Rio De Est Gio C Pia
    1375845 palavras | 5504 páginas