TCC LUCIANA2 5 3

8720 palavras 35 páginas
CAPÍTULO I - O PROBLEMA

1.1 APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA O presente estudo é fruto das inquietações oriundos da inserção no espaço institucional, e tem como objetivo analisar os limites e as possibilidades para materialização do Projeto ético Político do Serviço Social no Plantão Social da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos do Município de Duque de Caxias.
No decorrer do estágio foi possível constatar que a dificuldade que permeia a intervenção do profissional do Serviço Social no Plantão Social é a grande quantidade de atendimentos das demandas, e isso tem dificultado a reflexão crítica da prática profissional. Diante dessa problematização discutiremos o seguinte: o que é realmente um Plantão Social dentro do Serviço Social? - O que é possível construir através da sua atuação?
Desta forma, essa pesquisa propõe-se refletir acerca dos Limites e Possibilidades para a Materialização do Projeto ético Político do Serviço Social no Plantão Social para os Assistentes Sociais na Secretária de Assistência e Direitos Humanos. Portanto. Sendo assim, é preciso observar o seguinte: as características e concepções relacionadas ao fazer profissional; a reflexão do profissional, bem como a instrumentalização da profissão, pois estas são capazes de transformar a realidade na qual o profissional está inserido. Entendemos que o profissional deve se apropriar dos instrumentos que fundamentam sua profissão.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Duque de Caxias/ SMAS-DC, foi criada através da Lei nº. 741 de 02 de julho de 1986, denominada de Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação- SEMDESTH. Sua primeira sede foi na Avenida Presidente Vargas – Centro/ DC, desenvolvendo algumas ações tais como: Plantão Social, Colocação de Mão de Obra, Emissão de Carteira Profissional e Registro Geral. Esse histórico foi resgatando através do levantamento e analise de documento presente na instituição.

Relacionados