Relat rio de aula pr tica2

366 palavras 2 páginas
Relatório nº1
Titulo: “Medindo com o teodolito artesanal”

Resumo sobre o tema da aula prática:
Após a construção do teodolito, nos medimos em vários lugares da escola para achar os ângulos que não podem ser achados.
E depois na sala fomos medir pés passos e ângulos, para nos descobrimos a tangente, esse aparelho foi construído artesanalmente mas existem aparelhos com exatidão.

Introdução: O teodolito tem uso voltado para seguir balões de radiossondagem, devido ao disco de papel preparado para receber furos com marcação do posicionamento do balão e o disco de inclinação só permitir medidas acima do horizonte, mas as características principais são comuns a todos os teodolitos. Funciona como um telescópio (no caso dois, cada um com um alcance diferente), num tripé, ele dá para inclinar para horizontal e vertical. Ambos os eixos perpendiculares de um teodolito estão equipados com círculos graduados para leitura dos valores de azimute e elevação. Deve-se fixar o teodolito, encontrar o norte verdadeiro utilizando-se uma bússola e incluindo a declinação magnética do lugar, apontar para esse norte ou para uma referencia e nivelar com o horizonte. O observador faz leituras através do telescópio e ajustando a mira horizontal (azimute) e vertical (elevação) para encontrar a localização do objeto anotando os ângulos obtidos. Esse tipo de estudo baseado na medição de ângulos e distancias, desenvolve uma serie de triângulos ligados, dos quais as coordenadas dobrando são derivadas.

ANOTAÇÃO A:

H=
ANOTAÇÃO B:

H=
ANOTAÇÃO C:

H=

Materiais:
Papelão
Transferidor
Peso
Linha
Canudo
Cola

Conclusão:
Este é um teodolito repetidor e, como o próprio nome sugere, visava facilitar a aplicação do método de medida dos ângulos por repetição.

O corpo do teodolito gira em torno de dois eixos independentes, sendo um fixo e outro móvel (eixo duplo).

O círculo móvel pode ser preso ao fixo usando os parafusos de pressão.

Seu

Relacionados