Relat rio Cosmetologia Cond

625 palavras 3 páginas
Graduação em Farmácia Bacharelado – 6° Semestre
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE CONDICIONADOR

Prof ª. Camila S. Estancial
(COSMETOLOGIA)

Marcos R. de Moraes RA: 20110188
Roger B. Ferreira RA: 20110410
Rogério B. Bento RA: 20110191
Alexandre M. Lima RA: 20110222
Mogi Guaçu
2013
INTRODUÇÃO
Os Condicionadores capilares possuem como principal composto um tensoativo catiônico. Agentes tensoativos ou surfactantes são compostos que têm a capacidade de diminuir a tensão superficial da água. Além disso, suas moléculas são caracterizadas por uma longa cadeia apolar e um grupo funcional polar.
Os detergentes (compostos que limpam especialmente sujeiras de óleo e graxa), incluindo o xampu, são também tensoativos, porém, do tipo aniônico. Assim, quando a pessoa utiliza o xampu, seu cabelo fica eletrostaticamente carregado, em razão da repulsão entre as moléculas negativas carregadas, aderidas ao cabelo. Os fios carregados negativamente repelem-se, embaraçando-se uns nos outros e adquirindo um aspecto áspero e arrepiado.
Por isso, é necessário passar o condicionador depois de lavar os cabelos com xampu. Geralmente, esse composto apresenta na sua composição surfactantes de sais quaternários de amônio, pois ele apresenta quatro grupos ligados ao nitrogênio com carga positiva.
Por apresentar cargas positivas, o condicionador neutraliza as cargas negativas do xampu no cabelo, diminuindo a repulsão entre os fios. Os íons carregados positivamente aderem aos fios (e também aos tecidos), formando uma camada uniforme que tem forte atração pela água. É por isso que os fios ficam mais úmidos, reduzindo a fricção dos fios, tornando-os mais fáceis de pentear. Os tensoativos catiônicos também possuem grande afinidade com a queratina dos fios do cabelo, tornando-os mais macios e brilhosos.
Os tensoativos catiônicos possuem ação bactericida. Por serem irritantes à pele, eles não são usados em produtos para o corpo, mas somente em cremes para os cabelos e amaciantes de roupas.

Relacionados