Relat Rio Carboidrato Bioq

490 palavras 2 páginas
1. Introdução
Carboidratos (ou glicídios) são definidos normalmente como polihidroxialdeídos e polihidroxicetonas ou substâncias que podem ser hidrolisadas para produzir polihidroxialdeídos ou polihidroxicetonas. Os carboidratos mais simples, que não podem ser hidrolisados em carboidratos menores, são chamados monossacarídeos. Carboidratos que quando hidrolisados produzem somente duas moléculas de monossacarídeos são chamados dissacarídeos; aqueles que produzem três são chamados trissacarídeos. Carboidratos que quando submetidos à hidrólise produzem 2 a 10 moléculas de monossacarídeos são normalmente chamadas de polissacarídeos. Carboidratos que produzem um grande número de monossacarídeos (>10) são denominados polissacarídeos. Possuem função predominantemente energética e estrutural, proporcionando rigidez, consistência e elasticidade as algumas células.
Em soluções aquosas, os monossacarídeos com 5 ou mais átomos de carbono ocorrem, predominantemente, como estruturas cíclicas (anel) nas quais o grupo carbonila forma uma ligação covalente com o oxigênio de um grupo hidroxila ao longo da cadeia, formando derivados chamados hemicetais ou hemiacetais. Os açúcares podem ainda ser classificados como açúcares redutores e não-redutores. Os açúcares redutores contêm grupamentos hemiacetais ou hemicetais. Carboidratos que contêm somente grupos cetais ou acetais são chamados açucares não-redutores.

Figura 1: Estrutura de açúcar redutor e não-redutor
Os monossacarídeos contendo um grupo aldeído são chamados aldoses; aqueles que contêm grupamentos cetônicos são chamados cetoses.

2. Métodos

2.1 Teste de Molisch
Esse teste é utilizado para a pesquisa de carboidratos em geral. O reagente de Molisch (solução etanólica de αnaftol 5g/100 ml) sob a ação de ácido sulfúrico concentrado leva a formação de compostos furfúricos a partir dos carboidratos. Os compostos furfúricos reagem com o naftol formando um produto condensado colorido. No experimento realizado, em um tubo de

Relacionados

  • Hipertensão arterial
    37171 palavras | 149 páginas