Relat Rio 3 B IPTEPUSP

3316 palavras 14 páginas
UNINGÁ - UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ

DETERMINAÇÃO DA DOSAGEM DE CONCRETO
IPT-EPUSP

André de Moura RA 10901-13
Edilaine Martins Peixoto RA 10943-13
Felipe Queiroz do Vale RA 10978-13
Jhennifer Suellen RA 9962-13

Engenharia Civil Noturno – Turma A
Materiais de construção civil
Professora Rita
Maringá, 25 de Setembro de 2014
1. Introdução

“O concreto fresco é assim considerado até o momento em que tem início a pega do aglomerante → período inicial desolidificação da pasta (↑viscosidade↑ da T pasta).” (www.joinville.udesc.br).
“O Concreto Endurecido é o material que se obtém pela mistura dos componentes, após o fim da pega do aglomerante → pasta se solidifica completamente (resistência – anos).” (www.joinville.udesc.br).

Propriedades do concreto: “A consistência é um dos principais fatores que influenciam na trabalhabilidade do concreto. Cabe ressaltar este assunto, pois muito se confunde entre consistência e trabalhabilidade. O termo consistência está relacionado a características inerentes ao próprio concreto e está mais relacionado com a mobilidade da massa e a coesão entre seus componentes. Conforme modificamos o grau de umidade que determina a consistência, alteramos também suas características de plasticidade e permitimos a maior ou menor deformação do concreto perante aos esforços.” (www.portaldoconcreto.com.br).
“A trabalhabilidade depende, além da consistência do concreto, de características da obra e dos métodos adotados para o transporte, lançamento e adensamento do concreto. O que costuma ocorrer na obra, nestes momentos de difícil aplicação é do

Relacionados