Projeto Integrador Ii Rejane

Páginas: 15 (3528 palavras) Publicado: 9 de abril de 2015





Polo de Apoio Presencial de Catalão
Curso de Pedagogia
Projeto Integrador I


MARTA DE FÁTIMA TEIXEIRA – RA 357440
REJANE DE OLIVEIRA – RA 360483





LETRAMENTO LITERÁRIO NOS ANOS INICIAIS:
A formação de novos leitores











CATALÃO – GO
OUTUBRO DE 2014
MARTA DE FÁTIMA TEIXEIRA
REJANE DE OLIVEIRA









LETRAMENTO LITERÁRIO NOS ANOS INICIAIS:
A formação de novos leitoresPré-projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Pedagogia, do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Projeto Integrador I, sob a orientação da Professora Tutora Márcia Maria Vicente de Paula.







CATALÃO – GO
OUTUBRO DE 2014
IDENTIFICAÇÃO


Nome: Marta de Fátima Teixeira
RA: 357440
Curso: PedagogiaSemestre: 6º
Ano: 2014

Nome: Rejane de Oliveira
RA: 360483
Curso: Pedagogia
Semestre: 6º
Ano: 2014




















Sumário



TEMA 5
JUSTIFICATIVA 5
PROBLEMÁTICA 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
























TEMA

O letramento literário nos anos iniciais, auxiliando na formação de novos leitores.
JUSTIFICATIVA

A formação de novos leitores deve ser à base da educação, pois um indivíduo beminformado tem uma visão de mundo mais ampla, e consegue exercer suas atividades tanto profissionais quanto pessoais de forma mais satisfatória. Quando não há o incentivo da leitura desde cedo, é muito difícil que o aluno se torne leitor durante o ensino médio.
A introdução a textos literários deve ocorrer mesmo antes do início da alfabetização, para que assim a criança comece a se familiarizar comlivros e outros textos. Nos anos iniciais, durante a alfabetização a apresentação de textos literários deve ser contínua, uma vez que essas crianças formarão suas preferências e seus gostos pelos livros. Contudo, a leitura nos anos iniciais não visa somente a formação de novos leitores, mas também ajuda a ler melhor, o que melhora consideravelmente a qualidade da alfabetização.
Mas como oprofessor deve introduzir esse letramento literário? Antes de tudo, para incentivar a leitura, o professor deve ser um leitor assíduo. Pois nessa fase a criança age de acordo com modelos, ou seja, se o professor não lê, não tem como exigir de seus alunos que o façam. A criança não verá na figura do mestre aquele que lê, então seguirá o mesmo exemplo. De outra forma, o professor que tem o hábito daleitura, consegue maior empenho dos alunos, uma vez que eles querem sempre agradar ao professor ou se espelharem nele.
Essa introdução da leitura deve ocorrer de forma agradável. Os livros apresentados devem ser de interesse dos alunos, havendo assim livros de interesse a cada idade ou série dos anos iniciais. Ou seja, os livros devem ser de fácil entendimento, e atrativos aos olhos desses novosleitores, dessa forma o aluno se interessa e passa a querer sempre mais, o que o torna mais maduro. Esse amadurecimento literário deve-se ao fato de que a criança entra em contato com vários tipos de linguagem e situações que vão desenvolver um raciocínio lógico mais apurado.
Quando há esse interesse por parte do aluno quanto aos textos apresentados pelo professor, nota-se uma melhora considerável nodesenvolvimento oral e escrito do aluno. Pois a constituição do vocabulário da criança passa a ser mais rico, devido ao contato com diversas formas de linguagem, havendo melhoria na fala quanto na escrita, o que evidentemente melhora a leitura.
Então, o desenvolvimento desse projeto justifica-se pela intenção de desenvolver leitores, seguindo dessa forma os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN queespecifica que é papel do professor e da escola formar alunos críticos e habituados a leitura diária, estando em contato com diversos tipos de texto.

Para aprender a ler, portanto, é preciso interagir com a diversidade de textos escritos, testemunhar a utilização que os leitores fazem deles e participar de atos de leitura de fato: é preciso negociar o conhecimento que já se tem e o que é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto integrador ii
  • Projeto Integrador II
  • Projeto integrador ii
  • Projeto integrador ii
  • Projeto Integrador II 2015
  • PROJETO INTEGRADOR II
  • Projeto integrador ii
  • PROJETO INTEGRADOR II

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!