Relat rio 2 Determina o da constante do cido ac tico efeito tamp o

6919 palavras 28 páginas
determinação da constante de dissociação do ácido acético, efeito tampão e hidrólise de sais

Discentes: Caroline Mayara Meurer, Francieli Inês Link Koch e Luciane Effting.
Disciplina: Química Analítica 1
Semestre: 2014-2
Docente: Profa. Rochele Sogar Picoloto

Medianeira, 18 de Novembro de 2014
1 INTRODUÇÃO

Substâncias inorgânicas podem ser classificadas como ácidos, bases e sais. A definição mais simples para ácidos e bases é a de Arrhenius, que define: ácidos são substâncias que, quando dissolvidos em água, se dissociam formando íons hidrogênio como os únicos íons positivos e bases são substâncias que, quando dissolvidas em água, se dissociam formando íons hidroxilas como os únicos íons negativos. Esse conceito foi utilizado por muitos anos e era suficiente para explicar a maioria das reações ácido-bases inorgânicas em soluções aquosas, mas, essa teoria apresenta limitações, assim, segundo Vogel (1981, p 75), Bronted e Lowry em 1923, definiram uma nova teoria ácido-base que é considerada como teoria moderna. Para eles ácido é uma substância (um estado iônico ou molecular) que libera prótons (H+) e base é uma substância (molecular ou iônica) que recebe prótons (VOGEL, 1981, p. 75). Dissociação de ácidos e bases, determinação do Ka e Kb: A dissociação de ácidos fracos, HA, em solução aquosa pode ser representada por:
HA + H2O H3O+ + A-
E a constante de equilíbrio termodinâmico para esta processo pode ser calculada pela seguinte equação:
Ka = aH3O+ . aA- aHA . aH2O
A concentração da água pode ser considerada pura, portanto, pode-se considerar sua atividade como unitária. Em termos de concentração a equação descrita anteriormente pode ser descrita como: Ka = [H+] [A-] [HA]
Segundo Chang (2008, p. 300), a força de um ácido é indicada pela magnitude de Ka, isto é, quanto maior o valor de Ka, mais forte é o ácido. Um ácido é considerado fraco quando o Ka < 10-2 (CHANG, 2008, p. 401).
A dissociação de ácidos

Relacionados

  • Protozoarios
    34432 palavras | 138 páginas
  • texto 1
    34029 palavras | 137 páginas