Relat rio 13 Eq. de FRIIS

647 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE COMUNICACOES
ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES
LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÕES I

RELATÓRIO XIII – COMPROVAÇÃO DA EQUAÇÃO DE FRISS

COMPONENTES DO GRUPO:

RELATÓRIO XIII – COMPROVAÇÃO DA EQUAÇÃO DE FRISS

Relatório apresentado ao componente curricular laboratório de comunicações 1 do curso de Engenharia de telecomunicações da UFRN para obtenção de nota na 3ª unidade.

Professor:

Sumário

1. INTRODUÇÃO 4
2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 5
3. ANÁLISE DO RESULTADO DO EXPERIMENTO 9
REFERÊNCIAS 10

1. INTRODUÇÃO

A Fórmula de Friis (ou Lei de Friis) relaciona a potência transmitida de uma antena para outra em determinadas condições ideais. Na sua forma mais simples, Dadas duas antenas, a potência recebida pela antena de recepção, Pr, é dado por:

Onde Gt e Gr são os ganhos das antenas de transmissão e recepção, respectivamente, λ é o comprimento de onda e d é a distância entre elas. Os ganhos das antenas são medidos com respeito a antenas isotrópicas (em unidades lineares e não em decibéis), com o comprimento de onda e a distância nas mesmas unidades.
A fórmula postula que a quantidade de potência transferida entre duas antenas é proporcional ao produto dos ganhos das antenas. De acordo com isto, deficiências de baixo ganho em antenas de transmissão podem ser compensadas com um ganho alto em antenas de recepção e vice-versa. Isto é muito importante em várias aplicações práticas, dado que é por vezes necessário uma antena ter baixo ganho devido a restrições de tamanho, peso ou potência.

2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Inicialmente calibramos o medidor de potência e ajustamos os equipamentos, para então darmos início aos procedimentos.

Utilizamos uma válvula Klystron que foi excitada por uma fonte, onde ela começa a oscilar e jogar o sinal para ser transmitido, do outro lado havia o receptor que ia fazer a captura do sinal RF. O primeiro procedimento foi medir a

Relacionados