Relat Rio 1 Hort Colas

6942 palavras 28 páginas
Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA)
Ciência e Tecnologia de Produtos e Hortícolas (GCA 124)
Engenharia de Alimentos – Turma 11A
Prof°.: Eduardo Valério de Barros Vilas Boas

Relatórios de aulas práticas

Discentes:
Ana Clara Martins
Fernanda Rezende Abrahão
Gabriela Lara Alvarenga
Laís Bruno Norcino
Laís Maíra Tomé

Lavras, Abril de 2015
MG

 Aula prática 1: Determinação de qualidade

1. INTRODUÇÃO
O conceito de qualidade de frutas e hortaliças envolve vários atributos.
Aparência visual (frescor, cor, defeitos e deterioração), textura (firmeza, resistência e integridade do tecido), sabor e aroma, valor nutricional e segurança do alimento fazem parte do conjunto de atributos que definem a qualidade. O valor nutricional e a segurança do alimento do ponto de vista da qualidade microbiológica e da presença de contaminantes químicos ganham cada vez mais importância por estarem relacionados à saúde do consumidor. Portanto, são decisivos enquanto critérios de compra por parte do consumido (CENCI, 2006).
Para enfrentar as novas exigências de mercado é fundamental que as frutas e hortaliças produzidas apresentem alta qualidade, sejam livres de pragas, doenças e resíduos de agrotóxicos. Além disso, que o seu padrão de qualidade atenda obrigatoriamente às exigências específicas de cada país importador
(FERRACINI; PESSOA, 2001), principalmente em relação à variedade desejada
(tamanho de fruto, coloração da casca, presença de semente, relação brix/ acidez, etc.), embalagens, tratamentos pós-colheita, controles fitossanitários adequados e regularidade de oferta. O país que não estiver preparado para ofertar esse tipo de produto está fadado a enfraquecer o seu agronegócio hortifrutícola (VILLELA, 2000).
Portanto, qualidade da fruta ou hortaliça está relacionada à fatores envolvidos nas fases pré-colheita e pós-colheita, ou seja, na cadeia produtiva.
Dentre eles, destacamos os problemas de manuseio, como danos mecânicos e exposição dos produtos em temperaturas elevadas

Relacionados

  • proteção do meio ambiente
    42431 palavras | 170 páginas
  • Suprimento
    193421 palavras | 774 páginas
  • Band of brothers - livro
    136809 palavras | 548 páginas