Relat Rio 05 Separa O De C Tions Grupo Lucas Laura E Maria Isabel

3365 palavras 14 páginas
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Unidade Contagem

Separação de Cátions e Quantificação de seus Teores
Relatório – Experimento 05

Nome: Laura Perdigão Rocha, Lucas Campos Barbosa e Silva, Maria Isabel Quiñonez de Oliveira.
Disciplina: Laboratório de Análises Químicas. Professor: Antônio Fernandes.
Turma: Controle Ambiental. Série: 3º ano Integrado.

Contagem, julho de 2014.
1. Introdução
Segundo Vogel (1981), para fins de análise qualitativa sistemática, os cátions são classificados em cinco grupos, tomando-se por base sua peculiaridade a determinados reagentes. Pelo emprego sistemático desses assim chamados reagentes de grupo (que são específicos para cada grupo), podemos tirar conclusões sobre a presença ou ausência de grupos de cátions e também separar tais conjuntos para uma posterior análise. Os reagentes usados para a classificação dos cátions mais comuns são o ácido clorídrico (HCl), o ácido sulfídrico (H2S), o sulfeto de amônio ((NH4)2S) e o carbonato de amônio ((NH4)2CO3). A classificação baseia-se no modo como os cátions reagem a tais reagentes pela formação ou não de precipitados. Por isso, pode-se dizer que a classificação dos íons mais comuns é baseada nas diferenças de solubilidade de seus cloretos, sulfetos e carbonatos.
Os cinco grupos e suas características são:
Grupo I: Os cátions desse grupo formam precipitados com ácido clorídrico diluído. Os íons deste grupo são: chumbo (II) (Pb2+), mercúrio (I) (Hg22+) e prata (Ag+).
Grupo II: Os cátions desse grupo não reagem com ácido clorídrico, mas formam precipitados com o ácido sulfídrico em meio mineral diluído. Os íons deste grupo são: mercúrio (II), cobre, bismuto, cádmio, arsênio (III), arsênio (V), antimônio (III), estanho (II), estanho (III) e estanho (IV). Os quatro primeiros formam o subgrupo II.A, e os seis últimos o subgrupo II.B. Enquanto os sulfetos dos cátions do grupo II.A são solúveis em polissulfeto de amônio, os do grupo II.B são solúveis.
Grupo

Relacionados