Relat Rio 05 Buck Boost R00 Ver Ao Net

758 palavras 4 páginas
EXPERIÊNCIA DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA :
CONVERSOR BUCK-BOOST

DANIEL CLEBER B, MICHEL.

I. INTRODUÇÃO
As experiência realizadas nos laboratório de eletronica potência nos guiaram na apreendizagem e desenvolvimento do conhecimento atravez das observacao dos resultados das experiências. Entretanto neste relatorio utilizamos o modulador PWN ( pulse width modulation) para o controle do fluxo de energia fornecida atraves do conversor buck-boost.
O conversor buck-boost utizados nos experimentos foi desenvolvido pelos autores deste relatorio. Sendo que se dedicou uma atencao maior na confeccao do indutor de aproximadamente 2 mH . A montagem foi realizada em placa de fibra furada e com ilhas prontas. Seguimos a construcao do circuito sugerido pelo professor mostrado na fig. 1.
II. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Segundo Assef um conversor buck-boost (conversor abaixador e elevador) é um circuito eletrônico utilizado para converter uma tensão cc (corrente contínua) em outra tensão cc de valor mais baixo ou mais alto. Os conversores buck-boost podem ser utilizados, por exemplo, na redução da tensão de baterias de laptops, (12-24V) oferecendo a tensão necessários ao funcionamento dos processadores.Uma forma simples de reduzir ou aumentar uma tensão é usar um divisor resistivo, mas no entanto em relação aos conversores chaveados, dissipam calor na conversão e tem portanto, uma baixa eficiência (um conversor buck-boost bem projetado pode ter de 80 a 95% de eficiência).

fig. 1. conversor Conversor Boost-Boost
Fonte: material retirado do pdf do professor Romanelli.

O funcionamento do conversor da figura 1 começa quando a chave (mosfet IRF400) está fechada o indutor está sendo carregado e o diodo esta polarizado inversamente não passando energia para o capacitor e a carga, no segundo momento a chave M2 está aberta o indutor passa a fornecer corrente para a carga e carrega o capacitor enquanto o diodo esta polarizado

Relacionados