relat 6 FISICA 2 STEVIN

773 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO
O Teorema de Stevin é a Lei Fundamental da Hidrostática, a qual relaciona a variação das pressões atmosféricas e dos líquidos. Assim, o Teorema de Stevin determina a variação da pressão hidrostática que ocorre nos fluidos, sendo descrito pelo enunciado:
“A diferença entre as pressões de dois pontos de um fluido em equilíbrio (repouso) é igual ao produto entre a densidade do fluido, a aceleração da gravidade e a diferença entre as profundidades dos pontos.”
Esse postulado, proposto pelo físico e matemático flamengo, Simon Stevin (1548-1620), contribuiu demasiado para o avanço dos estudos sobre hidrostática. A despeito de sugerir uma teoria que focasse no deslocamento dos corpos nos fluidos, Stevin propôs o conceito de “Paradoxo Hidrostático”, donde a pressão de um líquido independe da forma do recipiente, de modo que dependerá, tão somente, da altura da coluna líquida no recipiente.
Dessa forma, o Teorema de Stevin é representado pela seguinte expressão:
∆P = γ ⋅ ∆h ou ∆P = d.g. ∆h
Onde,
∆P: variação da pressão hidrostática (Pa) γ: peso específico do fluido (N/m3) d: densidade (Kg/m3) g: aceleração da gravidade (m/s2)
∆h: variação da altura da coluna de líquido (m)

OBJETIVOS
Determinar a densidade de um líquido em equilíbrio no interior de um tubo em formato de U e de vários sólidos compostos por diferentes materiais quando submersos em um líquido.

MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais:
01 - Painel hidrostático;
01 - Suporte com haste, tripé e sapatas niveladoras;
01 - Seringa de 10 ml com prolongador;
01 - Copo de Becker de 250 ml;
Água destilada.

Métodos:
P2 – P1 = µ u g ∆h

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Primeiramente, com o painel já na posição, colocou-se a escala (1) dentro do Becker com água com o nível 0 (zero) na escala do nível da água do Becker, em seguida, com uma seringa e prolongador pegou-se 3 ml de água e foi inserido no manômetro (3). Logo com as duas extremidades do manômetro (3) abertas colocou-se o tampão (2) no tubo indicado por

Relacionados

  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas
  • F S QU MAT E PORT
    194350 palavras | 778 páginas