MAT05092006165422

5974 palavras 24 páginas
CAPÍTULO 7

TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

7.1 INTRODUÇÃO

Os procedimentos de auditoria são o conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas, e abrangem testes de observância e testes substantivos.

Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.

Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade, dividindo-se em:
a) testes de transações e saldos; e
b) procedimentos de revisão analítica.

Têm por finalidade, portanto, colher suficientes e competentes evidências para fundamentar a formulação e manifestação de opinião profissional do auditor sobre o objeto auditado.

7.2 DIREÇÃO DOS TESTES

O saldo de uma conta do balanço patrimonial ou da demonstração de resultado do exercício pode estar errado para mais (superavaliado) ou para menos (subavaliado). Devido a esse risco, toda as contas da contabilidade devem ser testadas para superavaliação e para subavaliação. A experiência tem demonstrado que é mais prático dirigir os testes principais de superavaliação para as contas devedoras (normalmente as contas do ativo e despesas) e os de subavaliação para as contas credoras. Devido ao fato das transações na contabilidade serem registradas pelo sistema de partidas dobradas, quando se testam as contas devedoras para superavaliação, as contas credoras também estão sendo testadas indiretamente nessa nossa edição.
Por exemplo, se durante o exame das demonstrações contábeis de uma empresa para o ano findo em 31 de dezembro de 20X0, o auditor descobre que as despesas de pessoal estão superavaliadas, em função dos salários do mês de janeiro de 20X1 terem sido provisionados indevidamente em 20X0, é evidente que também

Relacionados