Relatório sobre o documentário " Revolução Francesa"

Páginas: 6 (1254 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

Relatório sobre o documentário “A Revolução Francesa”

No inicio do documentário temos uma visão de como era a França antes da revolução, e os motivos que levaram as mudanças.
Em 1682, o rei Luis XIV transferiu a capital da França para o vilarejo de Versailles como o objetivo de se distanciar de seu povo.
Em 1770 no Palácio de Versailles, onde morava a corte francesa, ocorreu o casamentode Luis Capeto com a arquiduquesa austríaca Maria Antonieta. A união entre os Habsburgos e os Bourbons simbolizava o fim da rivalidade entra a França e Áustria.
Enquanto a corte festejava o casamento de seu príncipe com um banquete, do lado de fora do palácio à população passava fome. Dez anos antes o rei Luis XV havia perdido a Guerra dos sete anos, e afundando assim a economia francesa.
Com amorte de Luis XV, Luis Capeto se tornaria rei, um rei despreparado e influenciável, o rei Luis XVI.
No inicio do século XVIII, a razão e a ciência se juntaram, começava um movimento, o iluminismo, que dizia que o homem deveria agir por si mesmo, pensar por si mesmo, e experimentar sozinho. Paris se tornou o centro filosófico do mundo. Durante o Antigo Regime as pessoas eram mandadas, e oiluminismo enfraquecia isso. Em uma tentativa de mostrar liderança Luis XVI se meteu a fazer reformas econômicas, mas sua intervenção equivocada deu ao povo impostos pesado enquanto a nobreza nada pagava.
Para o povo francês do sec. 18, o pão era essencial, a medida da existência. Se o preço dobrava, havia problemas. Com a péssima administração o preço da farinha disparou, havia pouco estoque dealimentos e um pão chegava a custar um mês de salário, a fome transformou-se em fúria, casas foram roubadas, e padarias saqueadas. Com a economia em frangalhos, os bancários forçaram Luis XVI a contratar um ministro das finanças, Jacques Necker, um pensador esclarecido e popular junto ao povo porque ele escrevia que era dever do governo assegurar que houvesse pão e grão para todos.
Necker fez com queLuis convocasse os Estados Gerais. A França se organizava em três estados, o primeiro era o clero, e o segundo a nobreza e o terceiro era o resto. Os dois primeiros estados juntos representavam 3% da população apenas. Em maio de 1789 Robespierre chega à reunião dos Estados Gerais e exigia que os nobres também pagassem impostos assim como o povo. Em um dia a suspeita de um complô fez com queRobespierre os membros no terceiro estado se dirigissem a uma quadra e se declarassem a Nova Assembleia Nacional, os verdadeiros representantes do povo da França. Mas tomar o poder não seria tão fácil, em julho de 1789 tropas reais se posicionaram ao redor de Paris, para se defender o povo formou uma nova Guarda Nacional, invadiram os arsenais de Paris e apoderaram-se das armas, só faltava à pólvora. Nocentro de Paris, a Bastilha, essa prisão armazena a pólvora e era lendária como centro de tortura. No meio das agitações Luis resolveu demitir Necker, horas depois os parisienses souberam que seu representante no governo estava fora, e foi gota d’água. Em 14 de julho turbas agruparam-se identificadas por um pequeno cocar vermelho e azul, pelas cores de Paris separados por branco, a cor da casa dosBourbons, entre a multidão uma voz ecoou “Para a Bastilha”. O governador da Bastilha foi morto, e sua cabeça exibida na ponta de uma lança.
A Tomada da Bastilha desencadeou a revolução francesa, como símbolo da derrota da tirania, o povo demoliu a Bastilha tijolo por tijolo com as próprias mãos.
Uma constituição foi redigida, esse documento se chamava Declaração dos Direitos do Homem, e aboliaa distinção de classes e considerava igual todos os homens. Uma monarquia constitucional foi exigida, e liberdade de imprensa que foi liderada pelo “Amigo do Povo”, jornal de Jean Paul Marat.
Em outubro de 89 o Palácio de Versailles foi invadido e o rei e arainha foram forçados a se mudar para Paris, assim estavam à mercê da multidão.
Uma vez em Paris Luis foi forçado a assinar documentos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatório sobre o documentário " a revolução não sera televisionada
  • Documentário: A Revolução Francesa
  • trabalho sobre revolução francesa
  • Resenha sobre a revolução francesa
  • Resumo sobre a Revolução Francesa
  • Resenha sobre a revolução francesa
  • Resumo sobre a Revolução Francesa.
  • Relatório sobre o documentário Benzeduras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!