relatório sobre rede Profibus

Páginas: 5 (1100 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2013

RELATÓRIO TÉCNICO


TÍTULO: COMUNICAÇÃO PROFIBUS – Escrita e Leitura de dados.

Alunos: Bento Almeida Gonzaga, Franciane da Silva e Guilherme Eduardo Dias Senna.




Data da Atividade: 01/11/13 e 08/11/13

Data de Entrega: 11/11/13

Configuração de Redes Industriais II

Prof.: Rômulo L. Milhomem
1 – Objetivo
Nosso objetivo com esse trabalho foi comunicar o PLC S7-1200Siemens com um inversor de frequência CFW09, por meio da rede Profibus-DP, fazendo uma escrita e leitura de dados. Aplicamos também todos conhecimentos aprendidos teoricamente na sala de aula.

2 – Métodos / Procedimento
Para tal aplicação utilizamos um PLC S7-1200 Siemens, um inversor de frequência CFW09 WEG, um motor de indução trifásico e um cabo para transmissão de dados da rede profibus(RS-485). Na primeira parte da nossa aplicação configuramos os parâmetros do inversor de frequência:
P000 para habilitar o acesso: 5

Após as configurações do inversor, partimos para as configurações no Software TIA para programar o PLC.
No TIA instalamos a CPU do PLC que é 1214-DCDCDC, depois
instalamos todos os módulos acoplados a essa CPU. Neste caso, adicionamos osmódulos de conexão serial CM 1241 (RS485) e o módulo Profibus CM 1243-5. Neste módulo configurado do Profibus ele só aceitar ser o mestre da Rede, para ele torna-se um escravo é preciso trocar esse módulo para CM 1242-5, porém neste caso descartamos essa possibilidade. Configurados estes itens, vamos ao próximo passo que é a instalação dos escravos da rede. Primeiramente vamos instalar oarquivo GSD do inversor, seguimos um passo a passo e fizemos a instalação. Neste caso utilizamos o arquivo GSD que permite trocar 4 bytes de comunicação. Para cada número de bytes trocados, há um arquivo GSD diferente. Depois dessa configuração reiniciamos o TIA. Em seguida, vamos as configurações da conexão de rede dos dispositivos, neste caso o módulo de conexão Profibus CM 1243-5 e o inversorCFW09. Assim, deve-se instalar o módulo CFW09 4i0 e configurar a conexão. Depois endereçamos o escravo na rede, nesta situação será o mesmo endereço que se encontra no hardware do inversor, também selecionamos os 4 bytes de comunicação. Estes bytes serão usados para dar os comandos de liga, habilita, sentido de rotação e velocidade ao inversor. A instrução de escrita é dada pelo comandoPQB e a de leitura por IB. Neste caso, inicialmente iremos desenvolver um programa para ligar o motor e alterar o sentido de rotação do seu eixo. Assim, enviando o valor 23 (decimal) para o inversor pelo byte 64, habilitamos os seguintes comandos (de acordo com o manual do equipamento): CL.08 – Gira/Parar; CL.09 – Habilita Geral; CL.10 – Sentido do Giro; Cl.12 – Comando Local Remoto. No byte64 selecionamos a função que queríamos acionar, quando o bit é colocado em 1 (um). O inversor somente executa o comando indicado no bit inferior se o bit superior correspondente estiver com o valor 1 (um). Se o bit superior estiver com o valor 0 (zero), o inversor irá desprezar o valor do bit inferior correspondente. Então determinamos o estado desejado para as funções selecionadas nos bitssuperiores. Para habilitarmos os bits inferiores precisamos programar no Main do Software TIA da seguinte maneira:

Neste caso, é enviando um byte de memória (MB0) para o inversor pelo byte 65. Assim, o estado de cada bit dessa memória pode ser associado ao estado dos bits superiores desejados.
Para enviarmos uma referência de velocidade ao inversor utilizamos o byte 66 e mais alguns bits do byte67, pois essa variável é representada usando resolução de 13 bits (Weg, 2004). O valor de referência igual a 8191 corresponderá à velocidade síncrona do motor. Assim, ao enviarmos o valor 8191 como comando de referência de velocidade, o inversor irá levar o motor a sua velocidade máxima de rotação. Para enviar esse dado criamos uma nova NETWORK com um MOVE na entrada 8191 e na saída inserimos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rede profibus
  • REDE PROFIBUS
  • Redes profibus
  • Rede Profibus
  • Rede Profibus
  • Relatório sobre o filme a Rede Social
  • RELATÓRIO SOBRE A CAPTURA DO TRÁFEGO DE REDE
  • Relatório laboratorial sobre redes de difração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!