Relatório Introdução ao Laboratório de Química

Páginas: 15 (3563 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2014

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Química A
Tutor: Júlio Almeida





Aula 1 – Introdução ao Laboratório de Química
Aluna: Beatriz Cristina de Cerqueira Moreira
Matrícula: 14111070001
Turma B - Tarde









Paracambi, fevereiro de 2014.
1 – Introdução
Em um laboratório de química, é fundamental que o aluno tenha uma postura cuidadosa eresponsável durante as experiências. Não se deve ter medo de manusear os reagentes, vidrarias ou equipamentos, deve-se apenas ter cautela para se trabalhar, evitando assim acidentes. As experiências realizadas durante o ensino de química são seguras, desde que efetuadas com seriedade e conhecimento do que se trata o experimento e regras fundamentais de segurança,como:
Siga rigorosamente as instruçõesespecíficas do professor.
Localize os extintores de incêndio e familiarize-se com o seu uso.
Certifique-se do bom funcionamento dos chuveiros de emergência.
Não fume no laboratório.
Use guarda pó apropriado, óculos de segurança e calçado fechado. O guarda-pó deve ser de algodão e de manga comprida (os tecidos sintéticos podem aderir à pele, quando inflamados). O uso de bermudas, saias,sandálias ou chinelos não é permitido no laboratório.

Evite contato de qualquer substância com a pele.
Todas as experiências que envolvem a liberação de gases e/ou vapores tóxicos devem ser realizadas na capela.
Ao aquecer um tubo de ensaio contendo qualquer substância, não volte à extremidade aberta do mesmo para si ou para uma pessoa próxima.
Não jogue material sólido dentro da pia ou nos ralos.Dedique especial atenção a qualqur operação que necessite aquecimento prolongado ou desenvolva grande quantidade de energia
Ao se retirar do laboratório, verifique se as torneiras de água e gás estão corretamente fechadas. Desligue todos os aparelhos e deixe os equipamentos limpos para os próximo usuários.

Além de princípios básicos como os citados anteriormente para a garantia do bomdesempenho e segurança das atividades desenvolvidas no laboratório é necessário o conhecimentos dos principais equipamentos e vidrarias que compõe um laboratório de química.
Um importante equipamento que merece destaque é o bico de Bunsen que é a fonte de aquecimento mais utilizada em laboratório.
O queimador possui uma entrada de ar primário, que é necessário estar fechado no momento em que vaiacendê-lo, estando a janela fechada sua chama é igual à de uma vela, pois apenas queima o oxigênio que esta em volta e sua chama não atinge uma alta temperatura, e comparado ao que ele pode chegar e sua corua cor é amarela, conhecida como chama oxidante. Abrindo lentamente a entrada de ar a chama se torna azul que é a mais utilizada pois atinge altas temperaturas.


Figura 1 – Bico de Bunsen com ajanela aberta
 A chama do queimador apresenta três zonas:
Zona Neutra ou interna zona limitada por uma "casca azulada", onde os gases ainda não sofreram combustão. É a região próxima da boca do tubo. É considerada fria se comparada às outras regiões.
Zona Redutora ou intermediária região luminosa onde os gases sofrem combustão incompleta por deficiência de oxigênio fica acima da zona neutrae forma um pequeno “cone”.
Zona Oxidante ou zona externa região violeta pálida, quase invisível, onde os gases sofrem combustão total, é a região acima e ao redor da zona redutora.

Os bicos de Bunsen estão sendo substituídos hoje em dia por outros sistemas de aquecimento usando energia elétrica. Sistemas elétricos são mais seguros pois não produzem chamas, eliminando assim o risco de reaçõesnão controladas. Também são mais eficientes que os bicos de Bunsen pois conseguem atingir temperaturas muito mais altas, e em uma área muito mais abrangente do que a chama atingiria. Os bicos de Bunsen ainda são muito usados em laboratórios devido à velocidade com que conseguem atingir altas temperaturas e também para esterilização de materiais.
 

Figura 2 – Representação das zonas do bico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE QUÍMICA
  • Introdução ao laboratório de química
  • Introdução ao laboratório de química
  • INTRODUÇÃO AO LABORATÓRIO DE QUÍMICA
  • Introdução ao laboratório de química
  • introdução ao laboratório de quimica
  • Introdução ao Laboratorio de Química
  • Relatório da Aula de Química Laboratório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!