Relatório de química - exp. separação de misturas

Páginas: 5 (1021 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
1. Objetivo(s) da experiência

O objetivo da experiência é estudar a separação das misturas, aplicando o método mais adequado, de acordo com as propriedades das substâncias. A experiência foi feita em laboratório, com supervisão e de acordo com as normas de segurança.
São quatro substâncias: areia, ferro, cloreto sódio (sal) e isopor. Que formam, de acordo com sua solubilidade,uma mistura heterogênea.
O intuito era identificar as fases e, verificar possíveis mudanças e perdas dos componentes durante a separação.

2. Introdução teórica

Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias, sejam elas simples ou compostas, portanto todas as substâncias que compartilham de um mesmo local constituem uma mistura.
Podemos dizer que praticamente todasas substâncias encontradas na natureza ou até as produzidas pelo homem, não são substâncias puras, ainda que em pequenas proporções, sempre estão misturadas com outras. Dependendo do tipo de mistura, é possível escolher um método mais adequado para separação dos seus componentes individuais.
Os métodos de separação consistem em processos físicos, porém estão associados às aplicaçõesquímicas. Os mesmos, não alteram a natureza química das substâncias constituintes das misturas, isto é, não alteram as espécies químicas componentes da mistura.
Para misturas liquidas o ponto de ebulição é muito importante, pois cada substância tem um ponto de ebulição em temperatura diferente. Os líquidos são separados à medida que cada um dos seus pontos de ebulição é atingido.Inicialmente, separa-se o líquido com menor PE; depois, o de PE intermediário e assim sucessivamente até o líquido de maior PE.

3. Material utilizado

✓ Mistura (contendo areia 5g; limalha de ferro 10g; isopor 0,5g; cloreto de sódio 5g);
✓ Água deionizada
✓ Tripé;
✓ Tela de amianto;
✓ Bico de Bunsen;
✓ Quatro béqueres (dois de 250mL e dois de 100mL)
✓ Um funil;
✓Garra;
✓ Suporte universal;
✓ Dois papéis de filtro;
✓ Pipeta;
✓ Bagueta;
✓ Pisseta;
✓ Palito de madeira;
✓ Par de luvas.

[pic]

Figura 1.3 – Materiais de Laboratório
Fonte: COURAS, 2011.
4. Procedimentos

A mistura foi colocada em um béquer de 100 mL, e foi adicionado aproximadamente 20 mL de água, misturada com auxiliode uma pipeta e deixada em repouso. Inicia-se a primeira fase da separação, a flotação. O isopor, por ser menos denso do que as demais substâncias, sobe à superfície. O isopor foi retirado com auxílio de um palito de madeira.
Ao término da primeira fase, restaram ainda à mistura, a areia, limalha de ferro e o cloreto de sódio (diluídos em água).
Na segunda fase, o funil foipreparado com o papel de filtro, e um béquer colocado para receber o conteúdo da mistura despejado no funil. A pisseta foi usada para adicionar mais água à mistura, retirando, assim, todo resíduo restante no béquer. No filtro, somente a água com cloreto de sódio passará. O material retirado do filtro foi reservado em outro béquer.
Com o fim desse processo, separou a água e o cloreto de sódiopelo processo da ebulição. Aquecendo a água até 100ºc, a água evapora por completo, restando somente o cloreto de sódio no béquer. Este foi pesado posteriormente novamente, tirando a diferença do peso do copo.
Restou somente a areia e limalha de ferro com as sobras de isopor, que não foi retirado por completo, estando úmido pelo processo de filtração. É despejado o conteúdo que ficouretido no filtro de papel em um béquer e levado ao fogo para secagem e retirado toda a sobra de isopor.
Na terceira fase, a separação é feita pela imantação. É colocado um imã dentro do béquer, atraindo a limalha de ferro pelo magnetismo, extraindo por completo o ferro da mistura, restando a areia somente, no béquer.
[pic]

Figura 1.4 – Filtração...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de quimica
  • relatório de química separação de misturas
  • Relatorio de Química
  • relatorio quimica- separaçao de mistura
  • Relatório de Química
  • Relatorio Quimica- separação de misturas
  • relatorio de quimica separaçao de misturas
  • Relatório de Química

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!