Relatório de Estequiometria

Páginas: 7 (1530 palavras) Publicado: 24 de maio de 2014
Introdução [1]
Estequiometria é uma palavra de origem grega: estequio significa elemento ou substância e metria significa medida, portanto, medida de uma substância. A estequiometria tem grande aplicação na indústria. É por meio de cálculos estequiométricos que se pode estimar as quantidades de cada reagente participante de uma reação e se prevê a quantidade de um dado produto a ser obtido.Dessa maneira, as indústrias podem prever custos e rendimentos de seus produtos, antes mesmo de serem produzidos em escala piloto no laboratório.
Estequiometria é o cálculo das quantidades d reagentes s de produtos que participam de uma reação química. Essas quantidades podem ser expressas em massa, volume, quantidade de matéria ou número de moléculas.
Na equação balanceada, podemos observar que 2mols de CO reagem com 1 mol de O2 resultando em 2 mols de CO2 gasoso.
2CO(g) + 1O2(g)  2CO2(g)
No quadro seguinte, podemos ver a unidade “mol” substituída pelos seus diversos significados.

2CO(g)
+
O2(g)

2CO2(g)
Em mols
2 mol de CO
Reagem com
1 mol de O2
Resultando
2 mols de CO2
Em massa
2 . 28g de CO
Reagem com
1 . 32g de O2
Resultando
2 . 44g de CO2
Em volume nas CNTP2 . 22,4L de CO
Reagem com
1 . 22,4 L de O2
Resultando
2 . 22,4 L de CO2
Em moléculas
2 . 6 .  moléculas de CO
Reagem com
1 . 6 .  moléculas de O2
Resultando
2 . 6 .  moléculas de CO2


Objetivos

Através de experimentos e analisar os aspectos quantitativos e qualitativos de uma reação química, ou seja, verificar em uma reação química a quantidade de produto formado a partirde uma certa quantidade de reagentes.



Matérias e Reagentes
Iodeto de Potássio [KI(aq)];
Nitrato de Chumbo II [Pb(NO3)2(aq)];
Água destilada (pisseta) ;
Álcool;
Tudo de ensaio;
Béquer ;
Proveta;
Funil de vidro;
Pipeta graduada;
Coador de papel;
Balança analítica;
Estufa.

Procedimento Experimental

Foram feitos várias reações químicas de iodeto de potássio com nitrato dechumbo II, em diferentes quantidades de produtos formados e a quantidade de reagentes que participaram da reação, ou seja, determinar os reagentes em excesso e os limitantes.

Resultados e Discussão [1]

O experimento consistiu em reagir o iodeto de potássio e nitrato de chumbo II, ambos aquosos, conforme a seguinte reação.
Pb(NO3)2(aq) + 2KI(aq)  PbI2(s) + 2KNO3(aq)
Esta mesma reação foirealizado cinco vezes, porém com diferentes quantidades de reagentes. A primeira reação foi feita com 1 mL de Pb(NO3)2(aq) e 0,5 mL de KI(aq), ambas soluções foram precisamente medidas com o auxílio de uma pipeta graduada e depositadas em um tubo de ensaio, o qual foi chamado de tubo 1. Ao processar a reação, foi observado o aparecimento de um precipitado amarelo (PbI2). As quatro reações seguintesforam feitas conforme a primeira, variando no entanto apenas a quantidade de reagentes; a reação dois compreendeu 1 mL de Pb(NO3)2(aq) e 1 mL de KI(aq), a terceira 1 mL de Pb(NO3)2(aq) 2 mL de KI(aq), a quarta reação conteve 1 mL de Pb(NO3)2(aq) e 3 mL de KI(aq) e a ultima foi realizada com 1 mL de Pb(NO3)2(aq) e 4 mL de KI(aq); os tubos de ensaio nos quais reações foram realizados, tem por nome anumeração da reação química (1, 2, 3, 4 e 5).
A segunda parte do experimento consistiu em verificar a massa do precipitado formado (PbI2(s)), para isso,as soluções contidas nos tubos de ensaio foram coadas com o auxilio de um papel semi-permeável, pelo qual toda solução passava, ficando na superfície do mesmo apenas o precipitado. Primeiramente foi feita a pesagem de cinco pedaços de papel, papeisesse que iriam coar a solução. As massa obtidas após a pesagens dos papeis podem ser observadas no esquema a seguir:
m1  0,6445g
m2  0,5190g
m3 0,5541g
m4  0,5406g
m5  0,5295g
Esses papéis, por possuírem um formato circular foram devidamente dobrados para que ficassem perfeitamente encaixados no funil de vidro. As soluções foram, uma por vez, depositadas nos respectivos papeis,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estequiometria relatorio
  • Relatorio Estequiometria
  • relatorio de estequiometria
  • Relatorio Estequiometria
  • Estequiometria Relatorio
  • Relatorio Estequiometria
  • relatorio estequiometria
  • Relatório estequiometria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!