Relatório de aula pratica-ecologia

Páginas: 10 (2398 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
Sumário
1. Introdução 2
2. Objetivos 3
2.1. Objetivo geral 3
2.2. Objetivos específicos 3
3. Material e métodos 3
3.1. Área de estudo 3
3.2. Coleta dos dados 4
4. Resultados e discussão 6
4.1. Ponto 1- Nascente do córrego mangueirão 6
4.2. Ponto 2- “Acuri” 6
4.3. Ponto 3 – “Dona Maria” 7
4.4. Ponto 4 – “Casa do anão” 7
4.5. Ponto 5 – “Piquenique” 7
5.Considerações finais 8
6. Referências Bibliográficas 8

1. Introdução
A variedade da fauna e flora das águas está relacionada com as estrutura de funcionamento de rios, lagos, áreas alagadas, represas, tais como o ciclo hidrológico e a variedade de habitats e nichos. E a flora e fauna dos ecossistemas aquáticos brasileiro apresentam inúmeras características relacionadas com o regimehidrológico dos grandes rios e áreas alagadas e de várzeas. O regime hidrométrico tem condições altamente flutuantes produzindo-se pulsos de freqüência e magnitude variadas. Estes pulsos apresentam períodos de inundação e seca produzindo grandes alterações na estrutura e funcionamento das comunidades aquáticas (BARATA & CRISPINO,2006).
Água doce é o corpo de água que contem resíduo mineral menor doque 0,1%, com proporções variáveis de carbonato, bicarbonato e sulfatos. Elas podem ser superficiais, quando se mostram na superfície da terra (ex.: rios) ou subterrâneas, quando estão localizadas a certa profundidade do solo (ex.: lençol freático). Seu uso é indispensável à sobrevivência do homem e sua importância alcança também a irrigação, navegação, aqüicultura e harmonia paisagística. A águaé considerada poluída quando a sua composição for alterada, tornando a imprópria para alguma ou todas as suas utilizações em estado natural. As causas mais comuns da poluição da água doce são os dejetos humanos e industriais, os produtos químicos e radioativos, e essa poluição podem ocasionar mudanças drásticas nas populações que vivem ali, por causa disso foi criada diversas lei que venhamcontribuir para a preservação desses ambientes aquáticos (FREITAS, 1997).
Segundo Barata e Crispino (2006), parte importante da biota aquática, principalmente aquela constituída pelas macrófitas aquáticas, decompõem-se durante períodos de seca, originando uma massa de detritos elevadas que sustenta uma flora microbiana extremamente diversificada e ativa. Algas perifíticas também estão associadas aesta vegetação aquática; estas algas têm papel importante na interação entre os vários componentes do sistema uma vez que ciclos biogeoquímicos fechados ocorrem a partir da interação destas algas com as macrófitas e animais herbívoros ou comedores de detritos.

2. Objetivos
3.1. Objetivo geral
A aula de campo ministrada pela professora Maria Helena da Silva Andrade, teve como objetivoconhecer e desenvolver atividades práticas da disciplina ecologia de populações de água doce.
3.2. Objetivos específicos
* Coletar materiais de diferentes pontos para identificação de fitoplancton e zooplancton.
* Identificar algumas macrófitas aquáticas presentes nos corpos d’água dos pontos de parada.
* Coletar dados de PH, oxigênio, temperatura, coordenadas geográficas econdutividade elétrica dos diferentes pontos.
* Ter uma visão critica dos locais, apontando influências antrópicas que possam estar prejudicando as populações daquele determinado recinto.
3. Material e métodos
4.3. Área de estudo
Os estudos foram realizados no município de Aquidauana no estado de Mato Grosso do Sul. O município está inserido na Bacia do Alto Paraguai, drenado portrês rios: Aquidauana, Taboco e Negro. A área urbana do município é banhada pelo rio Aquidauana, pelos córregos João Dias, Guanandy, Lagoa Comprida e Mangueirão (GRADELLA et al, 2006).
Em relação ao clima, é dividido em duas estações: uma chuvosa e outra seca. A precipitação média anual está em torno de 1350 mm. O período de maior incidência de chuva inicia-se, no mês de outubro e vai prolongando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ecologia aula pratica
  • Relatório de Aula Prática de Fisioterapia
  • Relatorio de aula pratica
  • Relatorio de aula pratica; lipideos
  • Relatório aula pratica Quimica
  • Relatório de Aula Prática
  • Relatório aula prática
  • Relatório de aulas praticas de bcm

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!