Relatório 7 de Biobex

1655 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR
BIOQUÍMICA E BIOFÍSICA EXPERIMENTAL
PROFESSOR:

Componentes

Relatório: Prática 7
Curva Padrão

Brasília-DF

2014
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Os carboidratos, juntamente com as proteínas e lipídeos, são os constituintes principais dos organismos vivos e são classificados em mono, oligo e polissacarídeos além de serem fonte abundante de energia. Os monossacarídeos são compostos que não podem ser hidrolisados a compostos mais simples como, por exemplo, a glicose (aldose) e frutose (cetose). Os oligossacarídeos e os polissacarídeos são formados por moléculas de monossacarídeos unidas por ligações hemiacetálicas.
Os testes de açúcares são baseados em reações de óxido–redução pelo grupo hidroxílico hemiacetálico do monossacarídeo, que pode reagir com íons e formar complexos coloridos ou por reações coloridas provenientes da condensação de produtos de degradação dos açúcares em ácidos fortes com vários compostos orgânicos como fenol e antrona. Os monossacarídeos são açúcares redutores.
O teste de DNS é um método espectrofotométrico rápido e prático na determinação de açúcares redutores, e tem grande aplicabilidade industrial. No controle de qualidade, envolve a caracterização das matérias primas para fins de processamento, e verificação se determinado produto está dentro dos parâmetros e padrões exigidos pela legislação. Na indústria açucareira, serve para controlar se o açúcar, a sacarose, quando hidrolisado sofreu processo de redução, que não é tão facilmente percebido no acompanhamento do processo. Também é utilizado no acompanhamento do processo de fermentação, que permite verificar as taxas de consumo de açúcar pelo microorganismo, necessário para a compreensão da cinética do processo.
Esse teste (ácido dinitrosalicílico) baseia-se na reação, em meio alcalino, entre o açúcar redutor e o ácido 3,5-dinitrosalicílico (cor amarelo), que é

Relacionados