Rela O Do Filme Uma Historia De Amor E Furia Com O Que Pregavam Marx E Foucault

487 palavras 2 páginas
Uma historia de amor e fúria

Karl Heinrich Marx foi um filósofo, cientista político, e socialista revolucionário muito influente em sua época, até os dias atuais. Marx pregava a teoria do Marxismo, teoria essa que se baseia no materialismo e o socialismo científico, Em razão disso, o marxismo forma uma base de ação para estes movimentos, porque eles unem a teoria com a prática. Para os marxistas, o materialismo é a arma pela qual é possível abolir a filosofia como instrumento especulativo da burguesia (o Idealismo) e fazer dela um instrumento de transformação do mundo a serviço do proletariado (força de trabalho). Este conceito tem duas bases: o materialismo dialético e o materialismo histórico. Sendo assim, o Marxismo coloca que o poder concentra-se na alta burguesia, ou seja, concentra-se naqueles que possuem maior quantidade de bens materiais.
Já o filósofo francês Michel Foucault, por meio de uma investigação histórica, desenvolveu uma genealogia do poder. Em vez de pensar o poder como uma coisa, Foucault dizia que o poder estava nas relações, em uma rede de poderes que se expande por toda a sociedade, com o intuito não somente repressivo, mas, também, normalizador.
O filme “Uma historia de amor e fúria” do Diretor Luis Bolognesi e com lançamento em 5 de abril de 2013 mostra que desde 1500 muitas coisas vieram mudando, passando de um “mundo” para outro muito mais avançado e evoluído, usufruindo das tecnologias que foram surgindo, quem tinha muito poder permaneceria com seu poder independente de ninguém, e mesmo que queiram tirar tal poder não conseguiriam. Isso tem ligação com as lutas do personagem principal na tentativa e mudar a realidade, mudar a forma da estrutura da sociedade em que estava vivendo porem suas tentativas foram falhas. Retratando o que Marx colocava, o filme mostra claramente essas divisões de classes durante todo momento, como exemplo no inicio do filme mostrando os índios e portugueses, depois os negros africanos e os franceses e o

Relacionados