Relações interpessoias e qualidade de vida no trabalho

Páginas: 7 (1689 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2011
Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho.

No Brasil, a partir da década de 90, o termo qualidade de vida passou a integrar o discurso acadêmico,a literatura relativa ao comportamento nas organizações,os programas de qualidade total,as conversas informais e a mídia em geral. O termo tem sido utilizado tanto para avaliar as condições de vida urbana,incluindo transporte,saneamentobásico,lazer e segurança,quanto para se referir à saúde física,conforto,bens materiais. Embora fazendo parte do cotidiano,os parâmetros para definição do que é viver com qualidade são múltiplos e resultam das características e interesses individuais.

1-Relações Interpessoais e Qualidade de Vida

As relações interpessoais constituem o outro lado da questão. A raiva e o medo são emoções quefazem o cenário de vida no trabalho.
São sentimentos frequentemente experimentados em todos os seus disfarces e máscaras e resultam do desacerto como os erros são tratados,da desatenção às perguntas e pedidos de esclarecimento,do tratamento áspero e competitivo entre colegas,da falta de sinceridade nas relações e do abuso de poder por parte das lideranças,formais ou informais.
É frequenteobservar-se que os chefes são tratados com deferência e cortesia,enquanto os operários,com indiferença e até descaso. Contribuições dadas por ocupantes de funções elementares são recusadas,mas a mesma sugestão vinda “de cima” é acatada e elogiada.
Mantêm-se ainda o vício de adular os “de cima”,competir com os colegas de mesmo nível hierárquico,pisar nos “de baixo”.
Um século da abolição daescravatura tem se mostrado pouco no caso brasileiro. Com certeza, o fim do trabalho não remunerado e dos maus-tratos físicos não dariam lugar,de imediato,a relações justas e respeitosas. Os direitos trabalhistas constituíram um avanço nas relações patrão-empregado,porém há muito ainda a caminhar em termos do reconhecimento ao esforço do trabalhador. A valorização do ser humano,a preocupação comsentimentos e emoções e com a qualidade de vida são fatores que fazem a diferença. O trabalho é a forma como o homem,interage e transforma o meio ambiente,assegurando a sobrevivência,e estabelece relações interpessoais,que teoricamente serviriam para reforçar sua identidade e o senso de contribuição.
Pessoas pouco estimadas no lar têm,às vezes,afeto e reconhecimento na organização. Mesmo aqueles que semostram ansiosos poe se aposentarem,sentem um forte choque com o afastamento da empresa. Muitos aposentados continuam indo a ela para ter com quem conversar,e tantos outros que privados da rotina de trabalho e do vínculo com a organização,adoecem ou morrem.
Qualidade de vida não decorre apenas de salário acima do mercado e invejável plano de benefícios. Resulta também do tratamento humano,dagentileza,de leveza nas relações,da possibilidade de expressão de pontos de vista divergentes,do relacionamento sincero,do respeito aos ausentes e do orgulho pelo que se faz. Atenção,elogio e consideração constituem ingredientes indispensáveis quando se busca lealdade,qualidade e produtividade.

2-De quem é a Responsabilidade pela Promoção da Qualidade de Vida no trabalho?

As diversas variáveisconfiguradoras da qualidade de vida mostram a complexidade de sua promoção. Viver com qualidade envolve a integração de enorme rede de atores sociais,com múltiplas demandas,de difícil equacionamento.
Parte da responsabilidade na promoção da qualidade de vida são decididas por meio de políticas públicas,que deveriam providenciar a regulamentação do trabalho,os serviços de interesse coletivo comosegurança,educação,saúde e habitação.
A parcela da população brasileira com acesso ao trabalho remunerado,protegido pela legislação trabalhista,tem de alguma forma asseguradas as condições mínimas,como vale-transporte, planos de saúde,educação e treinamento. Embora esses constituam a base, o que se discute aqui é o patamar seguinte da qualidade de vida nas organizações,associada às expectativas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELAÇÕES INTERPESSOAIS E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
  • Relações interpessoais e qualidade de vida
  • Qualidade De Vida No Trabalho Trabalhos
  • Trabalho De Qualidade De Vida No Trabalho
  • Trabalho de Qualidade de Vida no Trabalho
  • Trabalho qualidade de vida no trabalho
  • Qualidade de vida x qualidade no trabalho
  • QUALIDADE DE VIDA X QUALIDADE NO TRABALHO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!