Rejeitos Radioat Vos

3125 palavras 13 páginas
Engenharia Ambiental e Sanitária

Égon Aécio de Souza Nery
Marcone da Purificação Santos Rangel

Rejeitos radioativos

Salvador, 2014
Égon Aécio de Souza Nery
Marcone da Purificação Santos Rangel

Rejeitos radioativos

Salvador, 2014
Sumário
1 Sumário
Apresentação 1
Justificativa 2
Objetivo 2
Fundamentação teórica 3
Fundamentação teórica 3
Legislação 3 Risco ao homem e ao meio ambiente 4
Tratamento 5
Deposição 10
Metodologia 11
Conclusão 12
Referências 13

2 Apresentação

Com o processo acelerado com que se deram os avanços tecnológicos resultantes da industrialização, foi possível criar soluções para muitos problemas enfrentados pelo homem durante sua vida.
Os avanços tecnológicos e a aplicação dos mesmos, por um lado, possibilitaram ao homem melhorias na sua qualidade de vida, gerando riqueza, ganhos com a saúde, aumento da expectativa de vida, ganhos com o bem – estar das pessoas, etc. Por outro lado, esses avanços trouxeram junto um novo leque de riscos, não apenas para os homens, mas também para o meio ambiente.
Tomando como exemplo o setor energético, devido ao risco de escassez dos recursos não renováveis fosseis que compõem a matriz energética mundial atual, junto com a nova consciência de redução das pressões geradas pelo homem sobre o meio ambiente, tornou-se necessária a criação de novas formas de obtenção de energia. Partindo dessa ideia, algumas novas formas de produção de energia foram criadas, a exemplo das energias eólica, solar, maremotriz, biomassa, etc. Dentro desse grupo, ainda podemos citar a energia nuclear, que é a energia gerada ao se dividir o núcleo de um átomo. Esse tipo de processo é capaz de gerar muita energia e de forma limpa, sem agredir o meio ambiente, porem junto a isso existe um risco,

Relacionados

  • Aterros industriais
    62220 palavras | 249 páginas