reivente seu bairro

1438 palavras 6 páginas
PLANEJAMENTO DA CIDADE

Helena Cirqueira12 CAMPOS FILHO, Candido Malta. Reinvente seu bairro: caminhos para você participar do planejamento da sua cidade. São Paulo: Editora 34, 2003.

O objetivo desta obra é fornecer informações para a melhor organização do espaço da cidade, para que esta possa contribuir positivamente para a vida cotidiana, através de uma visão proporcionada por um cidadão focado na qualidade das moradias. O livro compõe-se por uma parte onde se faz uma explicação teórica sobre a estruturação das cidades e outra onde se discursa sobre como deve ser aplicada essa teoria, usando a cidade de São Paulo como maior referência de análise.
Parte I: A Lógica de formação do Tecido Urbano.
As questões urbanas neste trabalho são analisadas através do ponto de vista das moradias, não no seu ambiente interno, mas sim no que se refere a localização e tipos de edifício, que compõem o estilo de vida urbana. E com isso analisar a estruturação dos bairros, quais serviços estes podem e devem oferecer e como isso se relaciona com o nível de renda.
Inicialmente a organização urbana deve ser pensada de forma a atender a frequência e a demanda de utilização dos comércios locais, sendo que quanto maior for a frequência e a demanda, mais próximo o comércio deve ficar das residências.
As escolas e postos de saúde são desejáveis perto dos locais de moradia, para garantir a mobilidade, a segurança, e reduzir os gastos de tempo e de transporte. Uma estimativa de distância que seria boa para isto, está em torno de 800 metros, que podem ser percorridos a pé por pessoas de várias idades sem muito esforço.
Um outro tipo de espaço definido pelo autor seria a unidade ambiental, trata-se de um espaço mais calmo destinado ao afastamento do barulho e do movimento de carros e pessoas. Seria um local onde é possível encontrar a tranquilidade.
O sistema de transporte e de circulação de pessoas também é de extrema relevância para o planejamento de uma cidade, pois

Relacionados

  • Fichamento Livro DU Reivente Seu Bairro
    608 palavras | 3 páginas
  • Reivente Seu Bairro2
    823 palavras | 4 páginas
  • 1404315732 ARQUIVO REGULARIZACAOFUNDIARIANOESPACOURBANOBAIRROJARDIMALVORADAEMCUIABA MT
    3347 palavras | 14 páginas