registro

Páginas: 8 (1784 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
Escola Estadual Lyceu Paraibano
Disciplina: Geografia (Vilma Urquiza) TURMA _________
ATIVIDADE DE REVISÃO


__

É proibido o uso de aparelhos eletrônico. Caso alguém esteja com um, toda a equipe ficara sem esta nota.
1. A economia-mundo foi reforçada quando as empresas transnacionais cruzaram as fronteiras dos Estados nacionais, deslocando seu capital para regiões que atendiamde forma mais adequada a seus interesses econômicos. Com a globalização, porém, outros problemas, em âmbito mundial, foram se tornando cada vez mais evidentes, exigindo soluções. Abaixo encontram-se proposições relativas a essas questões. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso).
a. ( ) O acirramento da divisão Norte × Sul, baseado em critérios socioeconômicos, apresenta como destaque o grandecontingente de nações subdesenvolvidas, observando-se que os países emergentes convivem com os da África Subsaariana, marginalizados da economia global.
b. ( ) A transmissão em tempo real de acontecimentos de qualquer parte da Terra é fruto do avanço das telecomunicações, como ocorreu com a Copa do Mundo de 2002, realizada na Coréia do Sul e no Japão, importante Tigre Asiático e segunda maioreconomia do planeta, respectivamente.
c ( ) A dimensão cultural da globalização é necessária para o estabelecimento das grandes corporações transnacionais e se manifesta por meio da música, da televisão e de filmes, sugerindo ao mundo um padrão de vida e consumo a ser seguido por todos.
d.( ) O terrorismo e qualquer outra atividade do crime organizado, como as máfias e o tráfico de drogas, demulheres e de crianças, encontram mais facilidades para expandir suas ações criminosas graças aos avanços tecnológicos das comunicações, oriundos da Revolução Técnico-científica e Informacional.
e.( ) A globalização da pobreza, a parte cruel da atual fase do capitalismo, caracterizada pelas diferenças cada vez maiores entre ricos e pobres, quer sejam indivíduos, regiões ou países, tem gerado protestosem várias partes do mundo, como ocorreu no Fórum Social Mundial, realizado recentemente em Porto Alegre.
São verdadeiras as afirmativas
a) VVVVV
b) VFVFV
c) FVFFV
d) VFVFF
e) FFVVV
2. (Ufmg) Considerando-se a globalização, fase atual da expansão capitalista, é INCORRETO afirmar que ela
a) promove a crescente vulnerabilidade das economias de muitos países, à medida que sua credibilidade,frente aos investimentos externos, é afetada por relatórios e opiniões de agentes do poder político e econômico internacionais.
b) amplia a capacidade das nações de realizar investimentos públicos em áreas prioritárias - como na educação, saúde e saneamento básico -, à proporção que cresce o controle do Estado sobre o fluxo de capitais oriundos de taxações e impostos.
c) retrata ainterdependência crescente entre regiões e lugares que, apesar de geograficamente separados por grandes distâncias, podem ser influenciados por eventos ocorridos em qualquer parte do Planeta.
d) propõe uma ruptura com o princípio, até há pouco vigente, de sociedades nacionais a pretexto da necessidade de se considerar a realidade de uma sociedade global, em que são intensas as relações socioeconômicas emescala mundial.
3. No que diz respeito ao processo de globalização hoje dominante no espaço mundial, analise as seguintes afirmações.
I. A expansão das multinacionais vem provocando a descentralização das atividades produtivas, das aplicações de capitais e a interligação dos mercados em escala mundial.
II. O desenvolvimento científico-tecnológico constitui-se um dos principais fatores para aretração do capitalismo globalizado.
III. As cidades globais ou metrópoles mundiais são os centros de decisões do capital, as sedes das principais empresas financeiras, pólos de pesquisa tecnológica e de comando da economia mundial.
De acordo com as afirmações acima, é correto afirmar que:
a) I e II são verdadeiras.
b) II e III são verdadeiras.
c) I, II e III são verdadeiras.
d) apenas I é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • registro
  • Registro
  • Registro
  • Registros
  • registro
  • Registro
  • registro
  • Registro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!