Regi O Nordeste Do Brasil

Páginas: 7 (1635 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
Região Nordeste do Brasil
A região Nordeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. Possui área equivalente à da Mongólia ou do estado do Amazonas, população equivalente à da Itália e um IDH médio, comparável com El Salvador (2010). Em comparação com as outras regiões brasileiras, tem a segunda maior população, o terceiromaior território, o segundo maior colégio eleitoral (36 727 931 eleitores em 2010), o menor IDH (2005) e o terceiro maior PIB (2009).
É a região brasileira que possui o maior número de estados (nove no total): Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em função de suas diferentes características físicas, a região é dividida em quatro sub-regiões:meio-norte, sertão, agreste e zona da mata, tendo níveis muito variados de desenvolvimento humano ao longo de suas zonas geográficas.
A área do Nordeste brasileiro é de 1 554 291,607 km²,1 equivalente a 18% do território nacional e é a região que possui a maior costa litorânea. A região possui os estados com a maior e a menor costa litorânea, respectivamente Bahia, com 932 km de litoral e Piauí, com60 km de litoral. A região toda possui 3338 km de praias.
Festividades
Nas festividades, a região Nordeste dispõe de variados eventos que ocorrem ao longo do ano:
No Carnaval os destaques são as festas de Salvador e Olinda-Recife.122 O primeiro é a maior festa popular do planeta segundo o Guinness Book, contando com cerca de 2,7 milhões foliões em seis dias de festa (equivalente ao número demoradores da cidade), e internacionalmente conhecido pelos desfiles de artistas famosos nos trios elétricos; e o segundo é considerado popularmente o carnaval mais democrático do país, e é conhecido por seus característicos bonecos de olinda, pelo ritmo do frevo e do maracatu, além de possuir o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada.123
As micaretas (carnavais fora de época) de maiordestaque são o "Carnatal" em Natal; o "Fortal" em Fortaleza; o "Pré-Caju" em Aracaju; a "Micarande" em Campina Grande. Há também o "bumba-meu-boi" em Maceió e em São Luís do Maranhão e o "Micareta de Feira" em Feira de Santana.
Danças Folclóricas Brasileiras – Nordeste
Cavalo Piancó (PI) ,Ciranda (PB, PE),Coco (toda a região) ,Dança de São Gonçalo (Al, BA, MA, PI, SE),Dança do Lelê (MA),Espontão(RN, PB),Frevo (PE),Maculelê (BA),Pagode de Amarante (PI),Tambor de Crioula (MA, PI),Torém (CE)
Maculelê
Maculelê é um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena.
O maculelê em sua origem era uma arte marcial armada, mas atualmente é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantesdesferem e aparam golpes no ritmo da música em línguas africanas, indígenas e portuguesa. Num grau maior de dificuldade e ousadia, pode-se dançar com facões em lugar de bastões, o que dá um bonito efeito visual pelas faíscas que saem após cada golpe.O instrumento fundamental no maculelê é o atabaque
A verdadeira origem do maculelê é desconhecida, existindo diversas lendas a seu respeito . Em umadelas conta-se que Maculelê era um negro fugido que tinha doença de pele. Ele foi acolhido por uma tribo indígena e cuidado pelos mesmos, mas ainda assim não podia realizar todas as atividades com o grupo, por não ser um índio. Certa vez Maculelê foi deixado sozinho na aldeia, quando toda a tribo saiu para caçar. Eis que uma tribo rival aparece para dominar o local. Maculelê, usando dois bastões,lutou sozinho contra o grupo rival e, heroicamente, venceu a disputa. Desde então passou a ser considerado um herói na tribo.
Coco de roda
O coco é um ritmo típico da Região nordeste do Brasil. Há controvérsias sobre o estado em que se originou, sendo citados os estados de Pernambuco, da Paraíba e de Alagoas.1 2 3 4 5 O nome refere-se também à dança ao som deste ritmo.
"Coco" significa cabeça,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Regi O Nordeste Do Brasil
  • A Disponibilidade E Usos Da Gua Na Regi O Nordeste Do Brasil
  • Regi O Nordeste
  • Regi O Nordeste
  • Regi O Nordeste
  • Regi O Nordeste
  • Solos Regi O Nordeste
  • Mercado de Alimentos Regi o Nordeste

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!