Regiões

Páginas: 8 (1996 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2014
Questão proposta: A partir do texto “Região: A evolução de uma categoria de análise” de Grisélia Lima Carvalho, como também outras fontes bibliográficas. Partindo dessas referências, redigir um resumo analisando várias abordagens dos diversos contextos de região.


CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O presente texto traz contribuições para refletirmos sobre os diversos contextos e significações doconceito região. O que se pode afirmar que “não há” um conceito pronto e acabado sobre região, e sim vários desdobramentos atrelados às abordagens, passando pelas correntes da Geografia Clássica, Nova Geografia, das Críticas Radical Marxista e Humanísticas e, por fim, a uma Geografia dita Pós Moderna. Todas as facetas relacionadas à região esmeram-se na análise da sua história, sofrendo abalos erupturas ao longo da evolução, cujos reflexos provêm da modernidade e da pós-modernidade.
Buscando atender a sociedade e o Estado, vários autores contribuíram para o estudo regional e para a geografia, todas as propostas deram a sua parcela contributiva, porém não se pode afirmar uma leitura real sobre a categoria “região” na contemporaneidade. Discutiremos assim a relevância das questões econtribuições regionais decorridas; alguns dos fundamentos pelos quais se produz a diversidade territorial, base para qualquer proposta de regionalização, e as principais polêmicas em torno de uma redefinição do conceito de região.
A GEOGRAFIA CLÁSSICA E A REGIÃO
As correntes do pensamento geográfico deram inicio a partir dos meados do século XIX, com os geógrafos Humboldt e Ritter. Logo, surgiram asduas primeiras escolas de Geografia na Alemanha e na França, elas representariam os planos da sociedade burguesa, o conhecimento de novas terras e a aquisição de matéria-prima para a indústria que estava em expansão. Era necessário haver uma ciência que levasse os estudiosos a conhecer, cartografar e conquistar outros territórios, assim como constituir e afirmar um sentimento de nacionalidade.Diante disso, a Geografia apoiada pelos desígnios do Estado como ciência primordial da época, ficou responsável em dar respostas às indagações cientificas que surgissem sobre a realidade, e também serviria como instrumento do processo de consolidação do capitalismo na Europa.
Através do grande filósofo da era moderna “Kant” que a noção de região aparece, pela primeira vez ligada à ideia deespaço geográfico. Com uma perspectiva marcante, o conceito de região natural, foi descrito com maior vigor por Ratzel e La Blache seus maiores expoentes. No sentido epistemológico da Geografia, com a institucionalização universitária, a comunidade científica centrou seus estudos em duas diretrizes, norteadoras do pensamento geográfico as quais foram denominadas por Capel (1985) como: “problemas-chavedefinidores da disciplina”. Categorizando região, ambos definem duas diferentes abordagens no pensamento geográfico. A primeira delas estaria na concepção ambientalista.
Já Vidal de La Blache (1845-1918) defendeu a região enquanto entidade concreta, existente por si só. Aos geógrafos caberia delimitá-la e descrevê-la. Segundo ele, a Geografia definiria seu papel através da identificação dasregiões da superfície terrestre. Nesta noção de região, acrescenta-se à presença dos elementos da natureza, caracterizadores da unidade e da individualidade, a presença do homem.
A NOVA GEOGRAFIA E A REGIÃO
Contudo, com a inclusão das ações humanas na análise regional inovou os estudos geográficos, mas, por outro lado, causou o primeiro grande problema no interior da disciplina centrada noestudo da relação homem-meio: a dualidade da ciência. A geografia se desdobrou para resolver este impasse relação homem-meio: a dualidade da ciência. Foi esse novo desdobramento que levou o geógrafo alemão A. Hettner (1859-1941), a discordar do uso de um único método para as ciências naturais e humanas, como propunha o positivismo.
A maioria das escolas do Ensino de Geografia apoiaram essas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Regioes
  • Regioes
  • regioes
  • Regiões
  • Regiões
  • Regiões
  • Regioes
  • Regioes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!