Regiões

Páginas: 4 (779 palavras) Publicado: 4 de abril de 2014
Diversidade regiões – Ceará
A cultura cearense é de base essencialmente europeia e ameríndia, com algumas influências afro-brasileiras, assim como em todo o sertão nordestino. Quando da introduçãoda cultura portuguesa no Ceará, ao longo do século XVII, os índios já produziam um diversificado artesanato a partir de vegetais como o cipó e a carnaúba, bem como dominavam técnicas primitivas detecelagem do algodão, inclusive tingindo os tecidos de vermelho com a casca da aroeira. Com a colonização, diversas técnicas europeias se somaram a essa base cultural, formando uma arte popular que viriaa ser renomada nacional e internacionalmente. 
Rendeira cearense trabalhando com bilros. 
Com origens portuguesas e relevante influência indígena, têm destaque a produção de redes com os maisdiversos bordados e formas e intrincadas rendas feitas em bilros, talvez o maior destaque da produção artesanal cearense, sendo uma arte tradicional no Ceará desde, pelo menos, o século XVIII. As rendas eos labirintos possuem maior destaque nas imediações do litoral, enquanto o interior se destaca mais pelos bordados. 
Ademais, o artesanato feito em madeira e barro se destaca bastante, com produçãode esculturas humanas, representando tipos da região; quadros talhados em madeira - muitos com temática religiosa, vasos adornados, etc. Outro importante item do artesanato cearense são as garrafas deareias coloridas, onde são reproduzidas, manualmente, paisagens e temáticas diversas. São ainda encontrados, em diversas cidades - em especial Massapê, Russas, Aracati, Sobral e Camocim, dentreoutras, cestarias, chapéus e trançados com variadas formas e desenhos feitos da palha da carnaúba, do bambu e do cipó. Por fim, como consequência natural de uma economia que, durante séculos, foiessencialmente pecuarista, o couro é trabalhado artesanalmente, em especial, para a produção de chapéus e outras peças da roupa de vaqueiros, assim como de móveis e esculturas. Os principais destaques no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Regioes
  • Regioes
  • regioes
  • Regiões
  • Regiões
  • Regiões
  • Regioes
  • Regioes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!