densenvovimento pessoal

1142 palavras 5 páginas
Resumo

Ética, Direito e Justiça: Sócrates e Platão contra os sofistas

Os sofistas são dotados de domínio da palavra e foram os primeiros a exercer a democracia por meio desta. Além disso, ainda ensinavam as pessoas a praticar a persuasão e lhes mostrava a importância desta no meio jurídico e na definição do justo e do injusto. Eles ainda tinham como conceito de justiça que justo é o que está na lei, o que foi dito pelo legislador, mas em constantes modificações “O que é justo hoje, poderá não ser amanhã”. Por isso os sofistas são opositores radicais da tradição surgindo assim o possível, o instável e o convencional e acreditavam também que a lei é definida por critérios humanos e não naturais, pois se fossem naturais todas as leis seriam iguais.
Sócrates e sua linha de pensamento:” Só sei que nada sei”. Combateu os sofistas, julgou com severidade o uso que faziam da arte da palavra e com isso morreu pela educação de seu povo. Sócrates deixa claro o que é o saber e sua revelia contra os sofistas.

"Eu não posso ensinar nada a ninguém, eu só posso fazê-lo pensar."

A Ética antiga tem como base Platão e Sócrates, porém ambos filosofam de modo diferenciado, Ética, Direito e Justiça estão entrelaçados, ou seja coadunados na esfera moral de forma ampla. para Sócrates a razão para sua cooperação com a justiça da polis e com seus próprios valores mostra uma valiosa faceta de sua filosofia. Em relação aos Sofistas Sócrates e Platão expõem: " Os sofistas sempre foram mal interpretados por causa das críticas que a eles fizeram Sócrates e Platão. A imagem de certa forma caricatura da sofistica tem sido reelaborada na tentativa de resgatar a sua verdadeira importância" assinalam Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins (p,120). Sócrates em seu ponto de vista via os sofistas com um olhar critíco, pois os mesmos vendiam o que sabiam, cobravam para que as pessoas pudessem aprender, na concepção de Sócrates ensinar é uma arte e não um ofício remunerado

Relacionados