Reflexão sobre o vídeo: bilú e joão a desigualdede social em nosso país

1604 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO

De acordo com o Jornal A Verdade: “A pobreza e o baixo rendimento das famílias brasileiras impõem a milhões de crianças e adolescentes, em todas as regiões do país, o ingresso mais cedo no mercado de trabalho na tentativa de complementar a renda familiar”. Recebendo salários menores e sem acesso aos direitos trabalhistas, o trabalho dessas crianças e adolescentes é mais uma forma de aumentar os lucros das empresas e de enriquecer os capitalistas. Por conta do trabalho, esses jovens ficam cada vez mais longe do acesso à educação ou de uma formação profissional e ao atingirem a maioridade permanecem como alvo fácil dos baixos salários e do subemprego.
A cidade de Patos onde resido não está distante da realidade da exploração do trabalho de crianças. Muitos meninos e meninas vivem prestando serviços dos mais diversos assim como Bilú e João, na maioria sendo babás de outras crianças ou em serviços domésticos variados. Alguns casos mais graves, como a exploração sexualmente que foi destaque em tempos anteriores na mídia nacional, nos envergonham mais ainda.
Existem os que dizem, nesse caso os mais ignorantes: “O trabalho deve começar logo cedo. Isso forma o homem de bem”. Mas, a orientação de especialistas é que lugar de criança é na escola, brincando, com a família, ou seja, sendo criança mesmo.
O trabalho com uso de mão de obra infantil é crime previsto em lei. O grande problema é que as leis em nosso país estão longe de serem cumpridas, principalmente quando se trata de filhos de pobres explorados e sem a assistência social adequada.

DESENVOLVIMENTO

De acordo com dados do IBGE, na Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílio - PNAD, no Brasil 10% da população de 5 a 17 anos trabalham, isso dá um total de 4,5 milhões de brasileiros”.
Na cidade de Patos crianças são usadas para vender CD’s e DVD’s piratas. Com carrinhos adaptados para o seu tamanho os meninos passam várias horas vendendo essas mercadorias sob um sol causticante. Em alguns casos

Relacionados