Reflexões sobre educação

Páginas: 7 (1745 palavras) Publicado: 8 de maio de 2012
ALEXANDRA CAROLIN RODRIGUEZ ANTIVERO
RA 1204357



REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO







Trabalho de avaliação da disciplina
Prática de Ensino: Introdução à docência.










ATIBAIA-SP 2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. REFLEXÕES
2.1 Educação? Educações: aprender com o índio 05
2.2 O fax do Nirso 05
2.3 A história deChapeuzinho Vermelho (na versão do lobo) 05
2.4 Uma pescaria inesquecível 05
2.5 A folha amassada 05
2.6 A lição dos gansos 06
2.7 Assembléia na carpintaria 06
2.8 Colheres de cabo comprido 06
2.9 Faça parte dos 5% 07
2.10 O homem e o mundo 07
2.11 Professores reflexivos 07
2.12 Um sonho impossível 07
2.13 Pipocas da vida08
3. Conclusão 09
4. Referências Bibliográficas 10

1.INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho tem como objetivo refletir sobre a educação, sua influência na sociedade e a inserção do professor no meio educacional.


2.REFLEXÕES
2.1) Educação? Educações: aprender com o índio
A partir das reflexões propostas explicamos a expressão “falta de educação” sereferindo ao fato que cada indivíduo tem acesso a determinado nível de educação. Todos de alguma forma têm educação, pode ser que se catalogue de “falta de educação” determinado ponto no qual certo indivíduo é falho se comparado ao nível da educação de um terceiro. Entendemos que cada nação tem diferentes educações, pois cada uma tem uma cultura inerente. Os princípios que são importantes para uma naçãonão necessariamente o serão para outra, da mesma forma a educação de um pode ser motivo de supremacia de conhecimento em determinadas situações. O Brasil apresenta diferentes educações, o que é útil na região norte não necessariamente o será na região sul e vice-versa. O papel da escola no processo educacional é importante, mas a educação pode acontecer em qualquer lugar e o que aprendemos não éabsoluto. O educador tem a responsabilidade de mudar a sociedade na qual está inserido.
Que tipo de educação é a adequada a realidade brasileira? Não é suficiente apontar o caminho na escola, tem que caminhar junto. Muitas vezes as propostas educacionais são boas, mas não sempre dão certo pela falta de pessoas capacitadas. Vemos que tudo avança a passos gigantes menos a educação que vai apassos lentos.
2.2) O fax do Nirso
No nosso ponto de vista a educação não está perdendo espaço no mercado de trabalho, muito pelo contrario. Situações como a apresentada no texto citado não são comuns. Cada vez mais o mercado de trabalho exige diplomas e especializações além da experiência na função.
A admissão das variedades lingüísticas para evitar o preconceito fará bem a nossa sociedade? Aeducação deve acompanhar a evolução das sociedades? Uma educação onde seja importante o uso da norma culta fará falta no futuro? Sabemos certamente que o conhecimento vem pela educação seja ela da escola, da vida, da casa, ela nos liberta da ignorância.
2.3) A história de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)
Ao apresentar nossas opiniões como verdades absolutas estamos negando ao aluno odireito de tirar suas próprias conclusões. Não há somente uma verdade, há sim pontos de vista de tal ou qual autor, matemático, etc.
Educar é uma forma de preparar a uma pessoa para o mundo. Devemos mostrar estratégias para que a pessoa pense por si mesma e não dizer como deve pensar. Educar não é doutrinar, a educação nos leva à autonomia e não à submissão. Verdades absolutas fazem parte de ummundo que já não existe.
2.4) Uma pescaria inesquecível
Ética é o principio que norteia a vida de um ser humano e suas relações com a sociedade. Hoje vivemos em uma sociedade onde ela não é muito lembrada, onde vale o que cada um quer fazer independente se é ético ou não. Não há clareza entre conceitos diferentes como certo e errado, o que é certo para alguns não é para outros. A ética é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reflexões sobre a educação atual
  • Reflexões sobre educação infantil
  • Reflexões sobre a educação inclusiva
  • Reflexões sobre a etnografia na educação.
  • Reflexões sobre a Educação Inclusiva.
  • Reflexões sobre educação em direitos humanos
  • Reflexões sobre a Educação Física na Educação Infantil
  • POR UMA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MAIS ONLINE: reflexões sobre aprendizagem e avaliação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!