Reflexão escrita sobre o livro de Rubem Alves, A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir, articulando com as abordagens pedagógicas

Páginas: 7 (1703 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Introdução
Este trabalho tem como referência o livro de Rubem Alves, A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir, que retrata o ponto de vista de Rubem Alves e de outros autores sobre a Escola da Ponte. Em que relatam a escola com que sempre sonharam, onde os alunos constroem o seu próprio conhecimento através de pesquisas e interação com o grupo, para aprimoramento epercepção de outros pontos de vista, a educação é muito mais ampla do que o ambiente escolar, em que há uma liberdade de escolha e expressão, as crianças não são ensinadas para a competição, mas para a solidariedade.
Para entender melhor o livro relacionaremos com as seguintes abordagens:
Abordagem Sócio-Cultural
Segundo Paulo Freire esta abordagem esta ligada com a relação homem e sociedade ondeo individuo é parte importante no processo de educação, á uma forte interação entre o homem e o mundo, o homem e o objeto e que de acordo com o contexto em que vive cria condições para o conhecimento, não ah como vivenciar algo se não houver interação com o outro criando-se a conscientização, sendo elas:
- consciência intransitiva: Tem conhecimento apenas de suas necessidades biológicas, pensanas coisas ao seu redor superficialmente, sem se aprofundar no porque da existência de cada objeto. Não havendo condições de entender claramente as respostas para os problemas que a vida traz.
- consciência transitiva ingênua: gregarismo (massificação), influenciado pelo senso comum não levando em consideração as hipóteses, sem saber se ele é verídico ou não. O indivíduo considera o presenteinferior, mas se opõe a qualquer mudança que leve a melhores experiências de vida.
- consciência transitiva: possui uma consciência crítica, não acredita em algo sem ter seu próprio conhecimento, analisando profundamente os fatos. Este indivíduo habitua-se facilmente as mudanças sociais que levam a melhores condições de vida, diferente da consciência transitiva ingênua.
Abordagem ConstrutivistaNesta abordagem o aluno é a parte mais importante do processo de aprendizagem, ele vai em busca da construção do conhecimento, nunca deixando de desenvolver durante sua vida. O ser humano está sempre em constante superação, nada está pronto e acabado, há um desequilíbrio no individuo e a partir daí uma assimilação pelos objetos do mundo e assim a descoberta consciente do objeto para si mesmo gera aacomodação.
Abordagem Inteligências Múltiplas
As inteligências múltiplas são relacionadas a capacidades de resolver problemas ou elaborar projetos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários. A teoria IM representa uma tentativa de fundamentar o conjunto de inteligências em uma base cientifica que oferece um conjunto de recursos aos educadores, permitindo que maispessoas dominem suas habilidades de modo eficaz e aplicada de forma apropriada pode ajudar a todos alcançar seu potencial humano em qualquer ambiente. Estes potenciais podem ser ou não ativados através das oportunidades disponíveis na cultura.
Howard Gardner acredita que a educação deve ser individualizada de modo que cada um desenvolva sua potencialidade e pluralizada para um ensino mais eficaz.Ele descreve oito ou nove tipos de inteligências que possuímos e são elas:
1. Lógico-Matemática: Pessoas com esta inteligência desenvolvem mais facilmente habilidades em matemática e raciocínios lógico-dedutivos.
2. Linguística: Manifesta habilidades na escrita, na leitura e em aprender outros idiomas.
3. Espacial: São aquelas pessoas que possuem maior noção de espaço e localização em relação aalgum objeto.
4. Cinestésico-corporal: Pessoas que tem grande aptidão para controlar os movimentos do corpo. Ex. dança e esportes.
5. Interpessoal: Cria-se uma empatia pelo o outro para então entendê-lo, construindo capacidades de perceber alterações de humor.
6. Intrapessoal: É a capacidade de autoconhecimento, podendo assim ter controle sobre seus impulsos emocionais..
7. Sonora:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do livro
  • Livro a escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir
  • A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir
  • a escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir
  • A Escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir
  • a escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir
  • a escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir
  • A ESCOLA COM QUE SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!