Refletir sobre as vantagens e desvantagens do VPL e da TIR como critérios para análise de projetos de investimento.

Páginas: 5 (1100 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Matriz de atividade individual*

Módulo: 4
Atividade: Individual 02
Título: Refletir sobre as vantagens e desvantagens do VPL e da TIR como critérios para análise de projetos de investimento.
Aluno: Gustavo Queiroz Caetano
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: Pós-ADM 37
Introdução

Este trabalho tem por finalidade conceituar, apresentar, discutir e comparar os critérios deanálise de investimentos de projetos, o VPL (Valor Presente Líquido) e o TIR (Taxa Interna de Retorno). Ao se investir em algum projeto, devemos analisar os riscos que ele pode trazer financeiramente para as empresas. A avaliação de projetos de investimentos envolve um conjunto de técnicas que buscam determinar sua viabilidade econômica e financeira através de dois métodos citados anteriormente. Paraisso, vamos refletir qual a melhor utilização dessas técnicas para determinar a viabilidade de um projeto.


Justificativa

Ao se investir determinado capital em algum projeto, empresas, organizações buscam um retorno financeiro, seja ele de curto, médio ou longo prazo. Assim os gestores precisam calcular os riscos dos seus investimentos, fazendo uma analise econômica financeira antes dequalquer tomada de decisão. É de suma importância, os gestores saberem analisar os riscos dos investimentos ao longo do projeto, uma vez que através desta análise o gestor pode investir ou recuar no projeto, partindo pra outra forma de investimento (aplicação bancaria poupança, etc).





Desenvolvimento
A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de capital com prazos, objetivando oretorno (lucro) aos donos desse capital. Antes de se investir em algum projeto, os gestores devem se perguntar algumas questões sobre o projeto.
O projeto vai se pagar? O projeto vai dar lucro ou prejuízo pros investidores? Como base nessas perguntas existe dois métodos de análise de investimento de projeto, onde pode-se responder e minimizar algumas dúvidas sobre o projeto, o VPL (ValorPresente Líquido) e TIR (Taxa Interna de Retorno).
De acordo com o material didático – FGV; o VPL (Valor Presente Líquido) dá ao investidor a medida exata do lucro líquido, prejuízo de um investimento a valor presente, ou seja, o método de calculo informa ao gestor com precisão sobre os riscos do investimento em um determinado projeto. O VPL deve ser maior do que zero para que o projeto seja consideradoviável, significando assim, que o valor do projeto tem que ser maior que seu custo para ser viável, em outras palavras, a diferença entre o valor investido e valor resgatado no fim do investimento, trazidos ao valor presente. Se oVPL for positivo, o valor será recuperado e provavelmente irá dar lucro aos investidores.
Caso o VPL for zero, não fará diferença em aplicar ou não os recursos, ao casoo VPL for negativo, significa que o projeto irá dar prejuízo, e melhor o investidor não aplicar os seus recursos. Literalmente, o valor do projeto tem que ser maior que seu custo.
A fórmula que calcula o VPL:





Figura 1. Tech Hoje. Fórmula do VPL

Onde:
t: Período (Anos ou Meses)
n: Vida útil do projeto
i: Taxa Mínima de Atratividade
FC: Fluxo de Caixa Líquido



Vantagensdo calculo VPL:
- Reconhece o valor do dinheiro no tempo.
- Não é afetado por técnicas contábeis.
- Reflete o aumento de riqueza para o acionista.
- VPL’s podem ser somados.
- Depende somente dos fluxos de caixa e do custo de oportunidade.

Desvantagens do calculo VPL:
- O método retorna um valor monetário e não uma taxa de juros. Por isso fica difícil fazer comparações.
- Tem queconhecer o TMA.

Segundo a apostila FGV-Online - O TMA (Taxa Mínima de Atratividade) é a taxa mínima de retorno de investimento – ou aplicação – deve proporcionar aos investidores para que eles se interessem em investir ou aplicar seus recursos.

TIR (Taxa Interna de Retorno)
De acordo com o site administradores – o TIR é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento (valor presente)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!