Referencial Teorico

Páginas: 5 (1023 palavras) Publicado: 11 de maio de 2015
Pele
Para darmos ênfase ao tema limpeza de pele, primeiramente vamos argumentar um pouco e conhecer sobre a pele.
A pele, ou cútis, maior órgão do corpo humano, é um órgão de revestimento Complexo e heterogêneo, constituída essencialmente de três grandes camadas de tecidos: uma superior (epiderme), uma camada intermediária (derme), e uma camada profunda (hipoderme).Apresenta funções de proteção, nutrição, pigmentação, queratogênese, termorregulação, transpiração, perspiração, defesa e absorção (BATISTELA, 2007)(SANT’ANNA, 2003).
A pele é o órgão mais visível do corpo humano, o que a torna um marcador real da idade cronológica e importante para o psiquismo do indivíduo. Ou seja, as alterações cutâneas provocadas pelo tempo atingemdimensões mais abrangentes que a simples coloração, elasticidade e textura (SANTANA, 2000).É cada vez maior o interesse das pessoas por uma pele jovem, sem de rugas e manchas, o que tem estimulado os pesquisadores da área cosmética na busca de se conhecer os mecanismos responsáveis, bem como as principais alterações morfo-histológicas causadas durante o processo de envelhecimentocutâneo(BATISTELA,2007).
De acordo com (CUIRRO, 2002), a pele representa 12% do total do corpo, sendo o maior órgão exposto no meio ambiente. A cútis possui diversas funções como: proteção contra agentes físicos, químicos, e biológicos do ambiente, percepção, hemorregulação, termorregulação, secreção, excreção, e produção de vitamina D.
A Tez é o manto quereveste o organismo, indispensável à vida e que isola os componentes orgânicos do meio exterior. É o maior órgão humano, atingindo 16% do peso corporal. Sua camada externa, a epiderme é composta de um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. A derme é o tecido conjuntivo sobre a qual se apoia a derme.
Tanto a derme reticular quando a papilar contêm muitasfibras elásticas responsáveis, em parte, pelas características de elasticidade da pele (SANTANA, 2000). São quatro as macromoléculas produzidas pelas células mesenquimais e que estão envolvidas na composição da derme: elastina (fibras elásticas), proteoglicanas, glicosaminoglicanas e colágeno (SANTANA,2000).
Do ponto de vista cultural, a pele é suporte paramanifestações simbólicas, como a escarificação, a pintura ritual e a tatuagem. A pele está profundamente associada à dinâmica da pessoa, ou seja, à atitude social do indivíduo, na medida em que é parte fundamental da imagem que este passa para o mundo. Pessoas muito rígidas, impermeáveis e unilaterais podem ser compensadas, no plano orgânico, por meio de distúrbios dermatológicos. A pele revelaria o estadointerior, pois ao mesmo tempo em que protege nosso meio interno, ela o revela por meio de sua forma, textura, coloração e cicatrizes (SANT’ANNA, 2003).
A pele é classificada como: normal, lipídica, alipídica, e mista, de acordo com o tipo e quantidade das secreções encontradas na superfície da pele, segue abaixo a classificação de cada uma delas:
PeleEudérmica ou Normal: se caracteriza sem sinais visíveis de lesão ou sensação de desconforto. Possui equilíbrio em todo o processo de formação epidérmica (queratinização, descamação, secreção sebácea e suor), senso aveludada, lisa, relevo fino, elástica e não brilhante. Num mesmo indivíduo, a pele pode apresentar várias características de acordo com as diferentes regiões anatômicas. A peleEudérmica ou Normal ocorre na infância até 8 anos.
Pele Lipídica ou Oleosa: Quando as glândulas sebáceas produzem mais sebo do que o necessário, a pele torna-se gordurosa. O excesso de sebo que junto com o suor forma uma película hidro-lipídica que recobre a camada córnea e contribui para sua coesão com o objetivo de lubrificação e proteção. A produção sebácea é regulada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • referencial teorico
  • referencial teorico
  • Referencial teorico
  • Referencial teorico
  • O que é referencial teórico?
  • Referencial teorico
  • Referencial teórico
  • Referencial Teórico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!