Referencial Teorico

Páginas: 8 (1824 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2014
______________________________________________
Ferramentas e técnicas gerenciais de otimização de processos: contribuições para logística e para competitividade empresarial
___________________________________________________________


1. Introdução

Este trabalho tem por objetivo levar ao conhecimento do público os temas que foram discutidos em sala de aula no qual irei desenvolver umreferencial teórico sobre os sete assuntos abordados na ultimas aulas de Administração de Materiais e Patrimônio sendo eles:
➢ Sistema JUST IN TIME;
➢ Intralogística;
➢ Sistema ISO;
➢ Teoria das Restrições;
➢ Manutenção Produtiva Total;
➢ Gestão da Qualidade Total;
➢ 5S.
Sobre cada tema relacionado acima foi apresentado um estudo de caso para os respectivos assuntos e relacioná-lo com aLogística empresarial.

2. Referencial Teórico
A administração pública passa por um momento de mudança em suas políticas estaduais e federais de modernização da gestão pública. Para Bresser (1998) essa evolução ainda é instável e ineficaz, devido à falta de cultura gerencial dentro dos órgãos públicos. Os problemas mais encontrados na Logística do setor público são falta de nível de serviço, falta deagilidade de picking, visão segregada entre etapas de compra, problemas operacionais de armazenagem e ausência de cultura gerencial para resultados. Outro ponto importante na cadeia logística é o almoxarifado que para Viana (2002), depositar materiais no almoxarifado é o mesmo que depositar dinheiro em banco, ele deve possuir condições para assegurar que o material adequado, na quantidade devida,estará no local certo, quando necessário por meio de armazenagem de qualidade. Porém, para que o almoxarifado seja realmente eficaz no canal de distribuição necessita-se primeiro atingir sua eficiência interna. Esta eficiência para ser alcançada deve-se analisar o atual arranjo físico do armazém se está ou não operando como gargalo e também verificar se os recurso disponíveis serão suficientespara um atendimento rápido das operações logísticas. Segundo Viana (1998), o layout é o arranjo de homens, máquinas e materiais; é a integração do fluxo típico de materiais, da operação dos equipamentos de movimentação, combinados com as características que conferem maior produtividade ao elemento humano. A importância do layout na armazenagem se dá pelo fato de que não se pode obter eficiência nasoperações logísticas sem que haja um arranjo físico bem planejado da área do armazém. No setor Público tal abordagem não é bem evidente porque o layout do armazém não possui um projeto de instalação para ser um armazém, e são apenas prédios adaptados para essa função.
Para Goldratt e Cox (2002) a restrição de um sistema é definida como qualquer coisa que impeça o mesmo a melhorar i seu desempenhoem relação à meta definida, visto que restringe a atuação do sistema como um todo, este conceito também é conhecido como “gargalo”. A fundamentação da Teoria das Restrições (TOC) se ampara pelo conceito de causa e efeito e sua respectiva interdependência dos elementos de um sistema no qual cada elemento depende de um outro de alguma forma e o seu desempenho global está diretamente ligado aodesempenho do conjunto como um todo e não no individual e isolado de cada parte do sistema. Para Peleias (2002, p.33) as restrições podem ser físicas e políticas ou de recursos “As restrições físicas conhecidas também como gargalos, estão relacionadas ao fornecimento de materiais, mercado e capacidade produtiva e as não físicas ou políticas que estão ligados a aspectos gerenciais e comportamentais.”. Oargumento básico da TOC é que a empresa opera sempre com algum tipo de restrição, entretanto quando um restrição é superada ocorre o surgimento de outra e assim um processo de tomada de decisão que compreenda no gerenciamento das restrições. O primeiro passo em um gerenciamento das restrições é identificar os recursos que limitam os resultados da organização, logo após explora-se o sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Referencial Teorico
  • referencial teorico
  • referencial teorico
  • Referencial teorico
  • Referencial teorico
  • O que é referencial teórico?
  • Referencial teorico
  • Referencial teórico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!