reecall

2778 palavras 12 páginas
Introdução a economia l.
Economia – conceito:
A Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vários indivíduos.
Nesta definição estão implícitas duas questões fundamentais para a compreensão da economia: por um lado a ideia de que os bens são escassos, ou seja, não existem em quantidade suficiente para satisfazer plenamente as necessidades ilimitadas e desejos humanos;

Economia como ciência-conceito: É o ramo do conhecimento, que estuda a melhor forma de alocar (colocar) os fatores de produção, que são escassos, com vistas a produzir e distribuir bens e serviços aos vários membros da sociedade, para satisfação das atividades presentes ou futuras, e com isto, propiciar o bem estar da coletividade.

Isso quer dizer que no mundo onde as necessidades humanas são ilimitadas e os fatores de produção (terra, capital e trabalho) são escassos, a economia entra de forma a estudar a alocação, transformação, distribuição e interação entre tais fatores de forma a constituir insumos intermediários e consequentemente, bens e serviços com vistas à satisfação de nossas necessidades.

Economia como sinônimo de conhecimento - conceito:

É o resultado gerado pala ciência, que se forma com aplicação de métodos. Científicos para analisar a atividade econômica, e explicar o seu funcionamento.

Ramos da economia:
Microeconomia – è o ramo da ciência econômica voltada ao estudo do comportamento das unidades de consumo, representados pelo individuo, ou família, ao estudo das empresas e suas produções, e custos, e ao estudo dos preços, diversos bens e serviços.
Ex: o comportamento de se vestir , umas diferentes das outras

Macroeconomia – é o interesse pelo estudo dos agregados, como a produção, o consumo, e a renda de produção como um todo.
Ex: o crescimento da economia de um ano para o outro,e o aumento do PIB.

Postulados – são fatos

Relacionados