Redes Ópticas_ Arquitetura Dispositivos e Topologia _ Demônio de Maxwell

3019 palavras 13 páginas
28/09/2015

Redes Ópticas: Arquitetura, Dispositivos e Topologia | Demônio de Maxwell

Demônio de Maxwell
Um blog sobre ciência e tecnologia.

Redes Ópticas: Arquitetura, Dispositivos e Topologia
Introdução
As redes de telecomunicações atuais estão experimentando um aumento crescente na demanda por capacidade, originada principalmente pelo sucesso da Internet. Para suportar essa demanda, as redes de transporte estão sendo migradas para redes ópticas, pois estas podem prover essa demanda.
Este artigo é um tutorial sobre redes ópticas e aborda as diversas possibilidades na criação dessas redes. WDM
Na evolução das redes ópticas, a tecnologia WDM (Wavelength Division Multiplexing) fez avanços ao proporcionar a multiplexação por comprimento de onda, o que permite aumentar consideravelmente a capacidade de transmissão da fibra. Portanto, todo esse trabalho é baseado nessa tecnologia.
O WDM é a tecnologia que permite a transmissão de diversos sinais simultaneamente através da fibra óptica, enviando cada um desses sinais em um comprimento de onda distinto, ou seja, realizando a multiplexação por comprimento de onda [1].
O WDM possuem algumas variações, entre elas o DWDM (Dense Wavelength Division
Multiplexing) e o CWDM (Coarse Wavelength Division Multiplexing). A diferença entre eles é na distância, em comprimentos de ondas, de cada canal. Enquanto que no primeiro essa distância é muito pequena, no último essa distância é maior. Numa mesma fibra pode‑se utilizar essas 2 tecnologias. Existem diversas formas de montar uma rede óptica usando WDM.
Topologia de redes ópticas
Quanto a topologia das redes ópticas, elas podem ser de broadcast e seleção, em anel ou em malha.
Redes de Broadcast e seleção
Nessa rede, todos os usuários (nós) da rede estão conectados através de uma estrela central. Cada nó possui um transmissor óptico fixo ou ajustável e um

Relacionados