Apostila_C___Sistemas_Empresariais_Funcoes_e_Processos

1648 palavras 7 páginas
SISTEMAS EMPRESARIAIS DE INFORMAÇÕES

1. Introdução

Todas as empresas têm dois problemas genéricos: como gerenciar as forças e grupos internos que geram seus produtos e serviços e como lidar com clientes, órgãos governamentais, concorrentes e tendências socio-econômicas em seu ambiente.

Então, as empresas utilizam seus sistemas para resolver problemas organizacionais e para reagir a uma mudança no ambiente.

As empresas através de seus sistemas reagem a concorrentes, fornecedores e a mudanças sociais e tecnológicas em um ambiente dinâmico e fluido. Quando as forças externas e os problemas organizacionais mudam, sistemas novos são necessários e sistemas antigos devem ser modificados.

Como já vimos, as empresas criam sistemas para monitorar materiais, pessoas e atividades dentro da empresa e para administrar seus problemas internos, tais como produção de mercadorias e serviços e controle de peças, estoque e empregados. Alguns sistemas de informação são puramente internos, alguns assuntos puramente externos e alguns puramente externos.

Geralmente, os sistemas são classificados pela especialidade funcional a que eles servem e pelo tipo de problema que eles enfocam.

2. Sistemas Empresariais: Funções e Processos

Nenhum sistema sozinho rege todas as atividades de uma empresa inteira. As empresas têm diferentes tipos de sistema de informação para enfocar diferentes tipos de problemas e diferentes funções dentro da organização.

As empresas não têm um único grande sistema, mas diferentes sistemas especializados. Cada área funcional de uma firma desenvolve sistemas. Os principais são:

Sistemas de Fabricação e Produção;
Sistemas de Finanças e Contabilidade;
Sistemas de Vendas e Marketing;
Sistemas de Recursos Humanos.

Os sistemas também podem ser classificados pelo tipo de problema organizacional que eles resolvem.

Sistema em nível estratégico: ajudam os planos de gerência sênior
Sistema em nível tático: ajudam a gerência

Relacionados