Redes de computadores : Topologia

Páginas: 5 (1026 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIêNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA
CURSO MéDIO INTEGRADO DE INFORMÁTICA









SEMINÁRIO DE REDES DE COMPUTADORES:
TOPOLOGIA DE REDES














Seabra
2014

aNDRIA MARTINS, haifa franco, isaBEL VITÓRIA e thalia gonçalves









SEMINÁRIO DE REDES DE COMPUTADORES:
TOPOLOGIA DE REDESTrabalho apresentada no 3º ano do Curso
Médio Integrado em Informática do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
daBahia para a disciplina Redes de Computadores.

Prof. Adilson Almirante











Seabra
2014


SEMINÁRIO DE REDES DE COMPUTADORES:
TOPOLOGIA DE REDES

Introdução

As redes de computadores  possibilitam que indivíduos possam trabalhar em equipes, compartilhando informações, melhorando o desempenho da realização de tarefas, e estão presentesno dia-a-dia de todos nós.  São estruturas sofisticadas e complexas, que mantém os dados e as informações ao alcance de seus usuários. É a topologia de redes que descreve como as redes de computadores estão interligadas, tanto do ponto de vista físico, como o lógico.

Topologia de redes

A topologia de rede é o padrão no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outroscomponentes de rede. Essencialmente, é a estrutura topológica da rede, e pode ser descrito fisicamente ou logicamente. Em outras palavras, É o canal no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de uma rede de computadores. Essencialmente, é a estrutura topológica da rede, e pode ser descrito fisicamente ou logicamente. Há várias formas nas quais se pode organizar ainterligação entre cada um dos nós (computadores) da rede. Existem duas categorias básicas de topologias de rede.
A topologia de uma rede depende do projeto das operações, da confiabilidade e do seu custo operacional. Ao se planejar uma rede, muitos fatores devem ser considerados, mas o tipo de participação dos nodos é um dos mais importantes. Um nodo pode ser fonte ou usuário de recursos, ou umacombinação de ambos.
Há várias formas nas quais se pode organizar a interligação entre cada um dos nós (computadores) da rede.A topologia física é a verdadeira aparência ou layout da rede, enquanto que a lógica descreve o fluxo dos dados através da rede.
Existem duas categorias básicas de topologias de rede:
A topologia física: representa como as redes estão conectadas (layout físico) e o meio deconexão dos dispositivos de redes (nós ou nodos). A forma com que os cabos são conectados, e que genericamente chamamos de topologia da rede (física), influencia em diversos pontos considerados críticos, como a flexibilidade, velocidade e segurança.
A topologia lógica: refere-se à maneira como os sinais agem sobre os meios de rede, ou a maneira como os dados são transmitidos através da rede a partir deum dispositivo para o outro sem ter em conta a interligação física dos dispositivos. Topologias lógicas são frequentemente associadas à Media Access Control métodos e protocolos. Topologias lógicas são capazes de serem reconfiguradas dinamicamente por tipos especiais de equipamentos como roteadores e switches.

Existem alguns tipos de topologias que falaremos no presente trabalho.


Tiposde topologias de rede físicas

Ponto a Ponto
A topologia ponto a ponto é a mais simples. Une dois computadores, através de um meio de transmissão qualquer. Dela pode-se formar novas topologias, incluindo novos nós em sua estrutura.

Barramento
Esta topologia é bem comum e possui alto poder de expansão. Nela, todos os nós estão conectados a uma barra que é compartilhada entre todos os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Topologias e Padrões de Redes de Computadores
  • Redes de computadores
  • Topologia das redes de computadores
  • Trabalho de pesquisa sobre a classificação e as topologias de redes de computadores
  • Topologias de redes
  • Redes Topologia
  • Topologia de redes
  • Topologia de rede

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!