Redacao

Páginas: 2 (429 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Tema: Impactos da exaltação dos objetivos econômicos e dos bens materiais sobre a felicidade humana – que vão desde o individualismo aos problemas mais diversos de comportamento e saúde-apresentando uma proposta de intervenção para esse excesso, sem perder de vista os direitos humanos.



Nascer, crescer, progredir e morrer: a existência humana baseia-se em um ciclo, atrelado em grandeparte a busca pela felicidade plena. Contudo, devido ao sistema capitalista atual, parte desse ciclo foi interrompido, levando a sociedade a se perguntar se a demasiada valorização dos bens materiais edas conquistas econômicas podem ser consideradas por si só sinônimo de progresso. Serão os fins suficientes para justificar a quebra desse ciclo? E assim, será possível alcançar a tão almejadafelicidade?
A soberania do modelo econômico vigente tornou o dinheiro o principal fator de qualidade de vida. Além disso, o caráter imediatista da sociedade, fez com que o consumo virasse a forma maissatisfatória de se adquirir prazer, sendo ainda incentivado pela ação das indústrias e da mídia. Criou-se uma falsa relação entre dinheiro e realização dos desejos pessoais e consequente aumento dafelicidade, esta associação, mostra inúmeras falhas, causando ao ser humano uma crise de valores, mais comumente denominada de crise existencial.
Individualismo exacerbado, perda do senso de coletividade,diminuição das relações afetivas: todos esses termos, extremamente ligados ao contexto atual, mostram a fragilidade dessa vinculação. A valorização extrema do dinheiro causou uma grande materializaçãoda vida, com perda significante da espiritualidade, do afeto e da solidariedade. Verificou-se também o aumento de patologias denominadas de doenças do século, tais como: depressão, obesidade, estresse,que já mostraram estar atreladas ao pouco tempo que o indivíduo dedica as suas relações pessoais e principalmente a si mesmo, fatores que deveriam ser considerados primordiais para o alcance da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • redação
  • redação
  • Redação
  • redação
  • redaçao
  • Redação
  • Redação
  • REDAÇÂO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!