Recursos H dricos manuten o e aplicabilidades sustent veis por um equil brio ambiental

4373 palavras 18 páginas
Recursos Hídricos: manutenção e aplicabilidades sustentáveis por um equilíbrio ambiental.

Vítor Otacílio de Almeida

Projeto acadêmico em Engenharia de Minas, FUPAC- Fundação Presidente Antônio Carlos,
Rodovia MG 482 km 03-S/n, Bairro Gigante - Conselheiro Lafaiete – MG - Brasil.

Palavras-chave: Águas, Urbanização, Poluição, Desmatamento e Reaproveitamento hídrico. Resumo

A água, fonte de vida e mãe do nosso planeta, sempre foi de extrema importância para o equilíbrio da Terra e devido a esta mesma importância ela esta em risco. A necessidade da construção de centros urbanos próximos a recursos hídricos fez com que as cidades inundassem de lixo, esgoto e problemas nossas fontes de água.
Rios se mostram dominados por um odor desagradabilíssimo; a potabilidade, a fauna e a flora se perderam. Vemos a vida apodrecer em meio a um lamaçal, que é produto do homem para o homem. Devido a importância e gravidade dos problemas relacionados aos nossos recursos hídricos, é necessário um “Raio-X” de todo o panorama relacionado ao mesmo, evidenciando-se as potencialidades e as medidas mais eficientes para uma correção deste grande problema.
Para analisarmos esta questão relacionaremos diversos aspectos, buscando a compreensão dos problemas mais alarmantes, juntamente as soluções mais eficazes e adequadas a esta grande problemática mundial.

Introdução
A problemática mundial relacionada aos recursos hídricos mostra-se enraizada a fatores que se desdobram desde o início dos tempos. A evolução do homem perante o planeta Terra mostrou-se veloz e descontrolada em relação à Natureza que amparava tal crescimento. A necessidade de água para a sobrevivência, fez com que as comunidades se alocassem próximas a regiões com disponibilidade hídrica, já que as mesmas dependiam desta proximidade para um melhor desenvolvimento. Juntamente com esta proximidade, os impactos negativos começaram a surgir e com o aumento da urbanização e o desenvolvimento

repentino, vieram às consequências

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas