Adapta es Circulat rias ao Exerc cio FISIOLOGIA

719 palavras 3 páginas
Adaptações Circulatórias ao
Exercício
ALUNOS:
DENISE ANTUNES
CARLOS LOPES
MURILO W. COSTA
LUCAS MARQUES
LEANDRO SILVA
LEANDRO DUTRA
EDUARDO TINELLI

Regulação do Fluxo Sanguíneo durante o Exercício


Os músculos, assim como outros tecidos corporais regulam seu próprio fluxo sanguíneo em proporção a suas necessidades metabólicas. O fluxo sanguíneo nos músculos esqueléticos são regulados da seguinte forma.
Primeiro as arteríolas tem alta resistência vascular em repouso. Isso deve à estimulação simpática adrenérgica, que faz com que a musculatura lisa vascular se contraia ( vasoconstrição ). A contração produz fluxo sanguíneo relativamente baixo ao musculo em repouso, mas, como os músculos possuem grande massa, isso representa 20% - 25% do fluxo sanguíneo total do coração. Especula-se que no inicio do exercício a vasodilatação inicial do musculo esquelético deve-se a uma interrupção do fluxo simpático as arteríolas do musculo em atividade. Essa vasodilatação inicia serve para “preparar” o musculo esquelético em ação.
No entanto a medida que o exercício progride, a vasodilatação e mantida e aumentada pelo controle metabólico intrínseco.



Este ultimo é denominado auto regulação e o fator mais importante na regulação durante o exercício. A taxa metabólica elevada no musculo provoca alterações locais durante o exercício, como a diminuição da tensão de oxigênio o aumento na tensão de CO², das concentrações de oxido nítrico, potássio e adenosina e a diminuição de pH ( aumento da acidez ). Essa alterações trabalham para produzir a vasodilatação das arteríolas que nutrem a musculatura esquelética em contração. A vasodilatação reduz a resistência vascular, e consequentemente aumenta o fluxo sanguíneo. Como consequência dessa alterações, a liberação de sangue para o musculo em contração durante o exercício intenso pode aumentar de quinze a vinte vezes mais do que a liberação em repouso.
Além disso a vasodilatação arteriolar combinada ao “recrutamento” dos capilares do

Relacionados

  • Ciencias
    11693 palavras | 47 páginas
  • fisiologis
    12492 palavras | 50 páginas